Logística reversa de resíduos industriais - oportunidade de retorno econômico

Sabemos que as indústrias disponibilizam materiais residuais de seus processos operacionais, estes resíduos se constituem de sobras não utilizáveis em reciclagens internas eventualmente existentes, materiais considerados inservíveis, além de produtos secundários de fabricação.
A necessidade do gerenciamento destes resíduos, através da logística reversa é muito imporante, pois além de perfazerem monta considerável se comparado com os resíduos domiciliares, constituem-se em oportunidade de retorno econômico para a empresa geradora, pois são considerados resíduos “limpos”.
Além disso, as indústrias não podem simplesmente optar por "jogar em um lixão", estes resíduos. É necessário um descarte ambientalmente correto. Mas eu pergunto: Por que descartar em um aterro "resíduos limpos"que podem ter sua vida útil estendida, atendendo a outras utilizações?
As indústrias mantém disponibilidade de quantidades relativamente constantes de resíduos e por apresentarem qualidade superior aos demais resíduos de pós-consumo e, dessa forma, apresentar maior valor agregado, podem ser utilizados como matéria-prima direta por outras empresas, como também na geração de energia, reciclados ou ainda reutilizados em outros processos na empresa.
Um exemplo é o alumínio, ou resíduos de metal, que na reciclagem não perdem nada de sua propriedade e podem ser tranformados em matéria-prima original novamente para ser utilizados no mesmo fim que anteriormente se propunham.
Existem casos em que há necessidade de se importar resíduos, pois atualmente existem empresas retroprocessadoras que necessitam de matéria-prima (resíduos) em grande volume e não a conseguem no Brasil.
Existe utilidade para todo tipo de resíduo gerado, aqueles que trabalham nas indústrias tem a responsabilidade e a oportunidade de encontrar uma alternativa rentável para os resíduos que geram.
Pensemos nisso!

Fonte: Blog Logística Reversa e Sustentabilidade

0 comentários:

Postar um comentário