Valec suspende novamente licitação da Ferrovia Leste-Oeste

A Valec Engenharia Construções e Ferrovias emitiu nota em seu site (www.valec.gov.br) comunicando a suspensão sine-die das concorrências destinadas à contratação das empresas interessadas em construir a ferrovia de integração oeste-leste nos trechos Ilhéus-Barreiras e a ferrovia norte-sul (extensão sul) - trecho Ouro Verde (GO) - Estrela do Oeste (SP).
A empresa confirma que cumpriu decisão judicial e não tem data para a nova concorrência. "A Valec informa que tão logo sejam providenciadas as adequações determinadas pela justiça, será dada continuidade aos processos licitatórios em referência, com a republicação dos editais e a designação de nova data para a entrega das propostas por parte dos interessados. Tais procedimentos adotados visaram garantir a implantação dos empreendimentos nos prazos previstos, de forma a promover o desenvolvimento sustentável das regiões e das populações diretamente beneficiadas pelos projetos ferroviários, o que seria inviabilizado, caso tivesse que enfrentar novas demandas judiciais".
A estatal tinha programado para o dia 9 aentrega das propostas das empresas interessadas em construir um ou mais lotes do trecho Ilhéus-Barreiras da ferrovia. Mesmo sem nova data, a Valec ressalta que tem até o dia 30 deste mês prazo para formalizar junto ao Ibama as alternativas ou compensações de ordem ambiental com respeito às exigências formalizadas pelo órgão ambiental.
Diz a nota que "cumpre-nos esclarecer que todas as exigências estão sendo cumpridas e negociadas com o Ibama, mas cabe a ele, após o dia 30, decidir quando nos concederá a licença de instalação. A Valec tem expectativa de que até meados de agosto a questão com o órgão ambiental esteja resolvida, e as obras possam ser iniciadas".
Considerada grande realização, a ferrovia oeste-leste é obra do governo federal incluída no plano nacional de viação, orçada em R$ 4,5 bilhões na Bahia e a dimensão do trecho que passa pelo estado é de 1.100 kme permitirá o escoamento da produção de grãos do oeste baiano - considerado celeiro agrícola do estado - e de minérios na região de Caetité.
A assessoria da Valec diz que um dos grandes feitos da ferrovia oeste-leste está na capacidade de dinamizar o escoamento da produção do estado da Bahia e promover a ligação dessa região com outros polos do país, por intermédio de conexão com a ferrovia norte-sul.
A ferrovia é obra do Pac e terá 1.490 quilômetrosde extensão com aportes financeiros estimados em R$ 6 bilhões até 2012. Aferrovia liga os municípios de Ilhéus, Caetité e Barreiras (Bahia) à Figueirópolis (Tocantins), formando corredor de transporte que otimizará a operação do porto de Ponta da Tulha e ainda abre nova alternativa logística para portos no norte do país atendidos pela ferrovia norte-sul e estrada de ferro Carajás. Serão gerados 30 mil empregos diretos.

Fonte: Jornal Bahia Online / ANTF / Brazil Modal

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