Cidade terá maior pátio de manobras da América do Sul

Dispositivo concentrará montagem, manutenção, abastecimento de composições e gerenciará trânsito de trens...
Quando concluído, pátio de Tutoia abrigará 17 mil m² de edificações...
O novo contorno ferroviário de Araraquara, em fase de construção, contará com o maior pátio de manobras da América do Sul. O dimensionamento feito pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) leva em conta a quantidade de 42 linhas, que somarão 27 quilômetros de extensão.
Toda essa estrutura terá um grande impacto no desenvolvimento regional, segundo a assessoria de imprensa da Casa Civil da Presidência da República, pois é no pátio de manobras que se faz a montagem, manutenção e abastecimento das composições - formadas pelas locomotivas e os vagões - e se organiza o trânsito dos trens.
O dispositivo que será construído em Tutoia ocupará uma área de 27,3 hectares - equivalente a 27 campos de futebol.
O projeto do pátio ainda passa por algumas adequações, que vêm sendo discutidas entre o Dnit e a América Latina Logística (ALL), concessionária das ferrovias na região, mas, de acordo com o órgão federal, essas características foram mantidas.
O pátio de Tutoia também abrigará 17 mil m² de edificações, dos quais mais de 15 mil serão ocupados por uma oficina de manutenção leve e pesada de locomotivas, o que o coloca entre os maiores do Brasil no setor, ao lado dos de Divinópolis, Curitiba e, futuramente, de Barra Mansa, onde será construído um projeto similar ao de Araraquara.
Quando se leva em conta apenas a quantidade de vias, os maiores pátios de manobras do mundo, atualmente, são os de Bailey Yard, no Estado de Nebraska, nos Estados Unidos, com 114 vias,- e o da Cidade do México (48).

Fonte: Araraquara.com

0 comentários:

Postar um comentário