Ramal ferroviário no Porto do Rio Grande

Ideia é integrar os quatro estados do Codesul ao terminal gaúcho...
O superintendente do Porto do Rio Grande (RS), Jayme Ramis, e o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, deram início no último dia 07 de julho às discussões para criação de uma agenda estratégica para tratar da integração do porto rio-grandino com a Ferrovia da Integração do Sul (Ferrosul). Na ocasião, Ramis confirmou o interesse do porto gaúcho em ser parceiro do projeto.
A meta da Ferrosul é integrar por ferrovia os estados do Conselho de Desenvolvimento e Integração do Sul (Codesul) – Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul – aos portos da região Sul por meio de três mil quilômetros de novas ferrovias, a partir da base da Ferroeste, estatal paranaense que faz a ligação de Guarapuava a Cascavel, que será extinta e integrada às operações da Ferrosul. Os estados contemplados pela iniciativa serão integrados como sócios, compartilhando o processo administrativo.
Em uma segunda etapa será feita a conexão de Rio Grande com a cidade de Antofagasta, no Chile, com o avanço do projeto do corredor bioceânico. As obras estão previstas para iniciarem em 2011.
Na opinião de Gomes, essa será uma grande malha ferroviária que levará desenvolvimento aos estados do Sul e proporcionará competitividade com redução de até 40% no valor do frente em comparação com o modal rodoviário. O presidente da Ferroeste diz, ainda, que a Ferrosul, que utilizará ferrovia com bitola mista – larga e métrica – está encarregada de planejar, construir e operar nos quatro estados do Codesul. Ele lembrou, também, que a nova ferrovia terá conexão com as ferrovias existentes, rodovias e hidrovias, aumentando, assim, a importância e protagonismo dos portos do Sul do Brasil no Conesul.
O superintendente do porto gaúcho aproveitou a ocasião é ratificou que Rio Grande está em pleno crescimento, com implantação e ampliação de terminais portuários, com tendência de passar de uma movimentação média anual de 25 milhões de toneladas para 50 milhões até 2015. “Para isso, já estamos trabalhando com foco na ampliação da infraestrutura e uma ferrovia como a Ferrosul vem ao encontro de nossos objetivos. Precisamos de alternativas eficientes para escoar nossas cargas e continuar garantindo qualidade e competitividade ao porto rio-grandino que em breve terá calado de 47 pés, um dos maiores do Conesul”, afirma.
No encontro entre os presidentes também foi tratada a possibilidade, com a instalação da Ferrosul, de atrair para o Porto do Rio Grande granéis agrícolas provenientes do Paraguai.

Fonte: Portal Tecnologística

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