Logística: hidrovia beneficia Uruguai

O presidente Luis Inácio Lula da Silva e José Mujica, presidente uruguaio, se reunirão na próxima semana para a assinatura de um acordo para a criação de uma hidrovia que fará o transporte de cargas e passageiros entre o Brasil e o Uruguai.
De acordo com a Confederação Nacional de Transporte, a estimativa é que a via transporte, em média, quatro milhões de toneladas de produtos por ano. A hidrovia terá aproximadamente 1,4 quilômetro de extensão e ligará as cidades gaúchas de Cachoeira do Sul, no Rio Jacuí, e Santa Vitória de Palmar, no Brasil.
Jorge Camaño, diretor Nacional de Hidrovias do Ministério de Transportes e Obras Públicas do Uruguai, informou que a via hidroviária entrará em operação em aproximadamente dois anos.
“Em 2012, provavelmente, o Uruguai pode estar girando quatro milhões de toneladas de produtos, através dessa hidrovia, até o Porto de Rio Grande, ou para os consumidores do Brasil”, comentou. Paulo Sérgio Passos, ministro dos Transportes no Brasil, ressaltou, porém, que estudos indicam que o fluxo de carga pode chegar a 20 milhões de toneladas por ano.
Passos anunciou na última semana que R$ 230 milhões deverão ser investidos nas hidrovias do Sul do País a partir de 2011. O recurso, de acordo com ele, já está previsto na segunda edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

Fonte: WebTranspo

0 comentários:

Postar um comentário