A importância de construir portos

Todos que estão na área de comércio exterior, em especial de logística e transporte, conhecem e deploram a inadequada logística brasileira. Nela incluída a portuária, em que temos custos de operação caríssimos e que não ajudam nossas exportações e importações. Até pelo contrário.
A logística portuária, e a geral, conseguem transformar custos de produção baixos em preços de venda altos.
Como o conhecido caso da produção da soja, que, segundo se sabe, produzimos mais barato que os Estados Unidos, e colocamos no navio mais caro. Culpa da logística. Em que levamos 70% dela aos portos por rodovia. Enquanto os Estados Unidos levam 61% dela por hidrovia.
Quanto à logística portuária, o Brasil precisa mudar sua política de construção e operação de portos.
Esse precisa ser um negócio como outro qualquer, como a abertura de uma loja qualquer de venda de algum produto, de modo a permitir à iniciativa privada liberdade para operar.
Sabemos que a iniciativa privada está em todas as áreas da economia brasileira. E se houver alguma em que não esteja, não pode ser que essa ausência seja causada por proibição.
O Brasil precisa de portos e terminais para poder dar conta do escoamento de sua carga de exportação, bem como de importação. E da carga interna, com o transporte de cabotagem.
O negócio de portos precisa ajudar o País, não atrapalhar. Precisa fazer com que nossa logística tenha melhores condições de operação. E, certamente, melhores preços.
Com os empresários interessados no negócio, com liberdade de ação, a competição será mais interessante. E se o Estado quiser ter seus portos e terminais, que o faça também. Que possam competir em igualdade de condições.
O porto tem de ser localizado conforme a conveniência da carga, não de acordo com a escolha das autoridades.
E quanto à carga a ser operada, também tem de ser uma escolha livre, de escolha dos futuros operadores.
O porto não tem de ser necessariamente para determinado tipo de carga; se houver conveniência de que seja para mais de um tipo de carga, que assim seja.O porto tem que cumprir um objetivo.
E o porto ou terminal tem de poder ser de qualquer um que tenha interesse e que tenha capital para o investimento e a criação de mais um pólo de operação portuária.

Matéria na íntegra em: http://www.clippingexpress.com.br/ce2/?a=noticia&nv=l-7LS_WqvsvZ_saDrpT88w

Fonte: ANTF

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