Petrobras ressuscita indústria naval brasileira

Navio, batizado de João Cândido, pesa 160 mil toneladas, tem capacidade para transportar 1 milhão de barris de petróleo e é a primeira embarcação de grande porte dos últimos 13 anos construída no Brasil a ser entregue ao Sistema Petrobras...
Foi lançado ao mar no Estaleiro Atlântico Sul (EAS), em Ipojuca (PE), na semana passada, o primeiro navio do Promef (Programa de Modernização e Expansão da Frota) que foi batizado de João Cândido. O navio, que foi produzido para a Transpetro, tem capacidade para transportar 1 milhão de barris de petróleo, com 274 metros de comprimento e 160 mil toneladas de porte bruto (TPB), e é a primeira embarcação de grande porte dos últimos 13 anos construída no Brasil a ser entregue ao Sistema Petrobras.
Novas unidades de produção estão sendo lançadas e os estaleiros estão mais modernos por meio do Promef. O Brasil tem hoje a indústria naval com a quarta maior carteira de navios de petróleo do mundo. Segundo o presidente da Transpetro, Sergio Machado, “Este é o renascimento da indústria naval brasileira. E é ao mesmo tempo o nascimento, em Pernambuco, da indústria naval nordestina”.
O EAS, o maior e mais moderno estaleiro do País, montará 22 navios do Promef, sendo 10 iguais ao primeiro (Suezmax), cinco de 110 mil TPB do tipo Aframax, quatro aliviadores com posicionamento dinâmico Suezmax DP e três aliviadores Aframax DP.
Segundo a Petrobras, o programa já gerou 15 mil empregos e pretende chegar ainda a 40 mil. Dos navios programados, 46 já foram licitados e 38 contratados nas duas primeiras fases, faltando apenas a licitação de mais três navios restantes, desta vez no Estaleiro Mauá, em Niterói (RJ).
Ficha técnica:
* Comprimento: 274,2 m
* Peso: 160 mil toneladas de porte bruto (tpb)
* Capacidade de carga: 1 milhão de barris de petróleo
* Preço: US$ 120 milhões
* Perfil: Longo curso, voltado para a exportação
* Calado: 17 m, compatível com a passagem pelo canal de Suez, que liga o Mediterrâneo ao Mar Vermelho
* Pontal: 23,2 m (do convés ao fundo)
* Boca: 48 m
* Velocidade: 14,8 nós
* Conteúdo Nacional: 72,67% (7,67 pontos acima do mínimo fixado no Promef I)
* Consumo de Aço: 21 mil toneladas
* Assinatura do contrato: Janeiro de 2007
* Eficácia do contrato: Agosto de 2007
* Corte do Aço: Setembro de 2008
* Batimento de quilha: Setembro de 2009
* Lançamento: Maio de 2010
* Entrega: Agosto de 2010

Fonte: Portal Transporta Brasil

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