Cabotagem é ainda mais segura, diz SEP

Secretaria quer implantar em todo o Brasil...
De acordo com a SEP (Secretaria Especial de Portos) a cabotagem é um sistema de transporte muito mais seguro e sustentável que o realizado com caminhões. O discurso foi revelado no seminário Projeto de Incentivo à Cabotagem, realizado nesta semana na Codesa (Companhia Docas do ES).
Para Luiz Hamilton Mendonça, coordenador de gestão da informação da SEP, “A segurança que a carga tem dentro do navio em comparação ao transporte terrestre é imensa. Além disso, há uma considerável iminuição de Co² lançada no ar”.
O objetivo do evento foi dar início às ações primárias necessárias à implementação da cabotagem no Porto de Vitória.O PIC visa à implantação definitiva da cabotagem nos portos do Brasil.
“Com a implantação do projeto em todos os portos será garantida a ida e o retorno das cargas com mercadorias suficientes para a cobertura dos custos decorrentes”, ressaltou o coordenador.
Segundo Mendonça, o ponto forte do projeto é a garantia dada às embarcações envolvidas no processo de carga de retorno, a utilização de sistemas modernos de informática e de comunicação eletrônica que permitirá maior transparência e a confiança, além da segurança.
A implantação da cabotagem vai possibilitar uma melhor segurança das cargas, menor emissão de Co² e menor índice de acidentes, entre outros benefícios.
O projeto foi criado por técnicos da SEP/PR, focando atender os portos do país sob a sua proteção, que se encontram com a sua capacidade operacional ociosa. “Em decorrência disto procurou-se suprir esta demanda com a modalidade de transporte de cabotagem, utilizando recursos tecnológicos disponíveis no setor da informática e da comunicação”, acrescentou Mendonça.

Fonte: WebTranspo

0 comentários:

Postar um comentário