Infraestrutura e logística de trânsito urbano

O retorno da tendência ao crescimento que se estabeleceu na economia brasileira e que permite projetar, segundo previsões da área econômica do governo, um crescimento de 5% do PIB para o ano de 2010, traz atenção especial a um dos principais gargalos da infra-estrutura pública do Brasil: o transporte de modo geral, seja nas auto-estradas, seja nas vias urbanas, e é neste último tema que aqui nos deteremos.
A questão primeira é o aumento da frota de veículos em circulação por conta do aumento na venda dos mesmos, em decorrência não só do acréscimo da renda, mas também da expansão do crédito, aliada as vantagens tributárias pontuais. Tudo isso é muito bom em termos do aquecimento da economia, por conta da expansão da demanda em um setor-chave.
Apenas para se ter ideia, nos meses finais de 2009, apenas na cidade de São Paulo, foram emplacados em média 1000 (mil) veículos por dia, ainda levando-se em conta que 25% acabam por ocupar as vias públicas todos os dias. Poderia se pensar tratar-se de um momento específico, mas o fato é que quando se observa a série histórica, a partir de dados do DENATRAN, se conclui por um acréscimo superior a 100% da frota de veículos no país desde 1999, quando era de 27,1 milhões, para 58,8 milhões.
Ora, a existência do veículo já é pressuposto de que se fazem necessárias as vias públicas para se poder transitar. Isto poderia nos levar a uma relação onde se poderia comparar o estoque de veículos em circulação com a área de vias públicas à disposição. E a partir do acima exposto poderíamos afirmar, de modo simplificado, que para manter a relação existente em 1999, que já não era a ideal, a área de vias públicas deveria, no mínimo, ter dobrado, o que se sabe que não ocorreu.
O resultado mais evidente disto, em especial nas cidades de maior porte, é a diminuição da velocidade do trânsito. E a explicação é simples: menos metro quadrado à disposição de cada veículo, decorrente da quantidade de veículos que expandiu-se acima do aumento do espaço para o seu tráfego.

Leia matéria na íntegra: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/infraestrutura-e-logistica-de-transito-urbano/38554/

Fonte: Site Administradores por: Gilberto Brandão Marcon

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