Sassmaq - Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade

O Sassmaq (Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade) possibilita uma avaliação do desempenho nas áreas de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade das empresas que prestam serviços à indústria química.
A avaliação das empresas é feita por organismos certificadores independentes credenciados pela Abiquim. São avaliados os “elementos centrais”, compostos pelos aspectos administrativos, financeiros e sociais da empresa, e os “elementos específicos”, constituídos pelos serviços oferecidos e pela estrutura operacional.
A avaliação pelo Sassmaq não é obrigatória, mas sua aplicação gera um importante diferencial para as empresas certificadas pelo sistema pela comprovação de que oferecem serviços qualificados nas operações de logística.
Vários prestadores de serviços de logística têm em seus próprios sites operações de transporte, operações de limpeza, armazenagem, entre outras atividades. Objetivando evitar duplicidade nas avaliações SASSMAQ os módulos específicos do SASSMAQ (Rodoviário, Estação de Limpeza, Ferroviário, Atendimento a Emergências e outros em implantação) estão alinhados nos requisitos do Elemento Central e Específico. Operadores logísticos que tem mais de uma atividade no mesmo local podem efetuar a avaliação considerando os módulos integrados.
O módulo Rodoviário, o primeiro a ser lançado, é dirigido a transportadoras e operadoras logísticas. Em março de 2005 entrou em vigor o compromisso das empresas associadas à Abiquim, todas signatárias do Programa Atuação Responsável, de somente contratar empresas avaliadas pelo Sassmaq para o transporte rodoviário de produtos químicos a granel. Desde janeiro de 2006, esse compromisso foi estendido ao transporte rodoviário de produtos químicos embalados.
Com o objetivo de reduzir o risco de acidentes envolvendo o processo de descontaminação de tanques, a Abiquim publicou em agosto de 2007, o Módulo Estação de Limpeza. A meta para a implantação deste módulo é que, a partir de janeiro de 2009, as transportadoras que prestam serviços para as empresas associadas à Abiquim utilizem preferencialmente estações de limpeza avaliadas pelo Sassmaq.
O Sassmaq tem como base o envolvimento e a participação das seguintes empresas e instituições:
* Abiquim – É responsável pelo gerenciamento do Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade.
* Organismos de certificação – São especializados e credenciados para a avaliação, inspeção e auditoria de sistemas.
* Prestadoras de serviços de logística – São as empresas interessadas na aplicação do Sassmaq visando sua qualificação para atender a indústria química.
* Indústria química – Como usuária dos serviços de logística procura estender a toda a cadeia produtiva os princípios de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade que adota em suas operações.
Abiquim
O gerenciamento do Sassmaq inclui a realização das seguintes atividades:
* Edição e publicação do manual para implantação do sistema
* Divulgação do Sassmaq
* Manutenção, revisão e atualização da sistemática de avaliação
* Estabelecimento de critérios para a qualificação de auditores
* Treinamento dos auditores do sistema
* Manutenção e atualização do banco de dados de empresas avaliadas, organismos certificadores e auditores qualificados
* Desenvolver a integração dos sistemas, facilitando a sua aplicação.
Organismos certificadores
Compete aos órgãos certificadores a execução das seguintes tarefas:
* Destacar auditores para treinamentos e para avaliações
* Aplicar o sistema de avaliação nas empresas prestadoras de serviços de logística
* Preencher e selar os formulários e questionários de avaliação
* Emitir documento que comprove a realização da avaliação (quando solicitado)
* Participar do processo de revisão do Sassmaq realizado pela Abiquim
* Informar à Abiquim os nomes das empresas avaliadas
* Informar à Abiquim os nomes dos auditores que participaram da avaliação
* Criar programa para avaliação de desempenho de aplicação do Sistema;
* Manter documentação a disposição para verificação, tais como perfil, contrato e troca de informações;
Prestadoras de serviços de logística:
As principais atribuições das empresas prestadoras de serviços de logística são:
* Solicitar aos organismos certificadores a aplicação do sistema de avaliação
* Abrir suas instalações para a realização das avaliações
* Fornecer todos os dados solicitados pelos organismos certificadores
* Apresentar às indústrias químicas interessadas os formulários e questionários completos de avaliação (quando solicitados)
* Apresentar às indústrias químicas o Termo de Avaliação (quando solicitado)
Indústria química:
À indústria química cabe a responsabilidade de:
* Solicitar às empresas prestadoras de serviços de logística a aplicação do sistema de avaliação
* Acompanhar a avaliação na unidade do prestador de serviço (opcional)
* Solicitar às empresas prestadoras de serviço de logística os formulários e questionários completos de avaliação
* Analisar as avaliações apresentadas pelas empresas prestadoras de serviço de logística
* Qualificar ou não a empresa de prestação de serviço de logística para a atividade a ser contratada
Elementos central e específico:
O “elemento central” é composto pelos aspectos administrativos, financeiros e sociais da empresa e o “elemento específico” refere-se aos serviços oferecidos e à estrutura operacional. A verificação desses aspectos é feita com base em três documentos:
* Formulário de avaliação
* Questionários de avaliação
* Guia de avaliação
Formulário de avaliação:
* Informações da avaliação
* Informações da empresa avaliada
* Comentários da empresa avaliada
* Comentários do auditor ou auditores
Requisitos do questionário de avaliação:
* Gerenciamento
* Segurança, saúde e meio ambiente
* Qualidade
* Equipamentos
* Operações
* Segurança patrimonial
* Inspeção no local
Classificação das respostas ao questionário de avaliação:
* Mandatórias: (M) São os requisitos legais e devem ser obrigatoriamente atendidos.
* Indústria química: (I) São itens de interesse específico da indústria química.
* Desejável: (D) São requisitos não obrigatórios, mas que demonstram o interesse da empresa em adotar um processo de melhoria contínua
Guia de avaliação:
Orienta o auditor para a aplicação do questionário de avaliação. O guia pode ser utilizado pelas empresas prestadoras de serviços de logística como documento orientador.
Metodologia do sistema de avaliação
Toda avaliação será composta pelo “elemento central” e pelo menos um item do “elemento específico”.
Para empresas com mais de uma unidade operacional, a avaliação do “elemento Central” será realizada apenas na matriz ou na unidade responsável pela gestão. A avaliação do “elemento específico” será realizada para cada unidade operacional.
Benefícios da aplicação do Sassmaq:
O Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade representa uma importante evolução para os serviços de logística, com potencial de gerar efeitos positivos para todos os agentes envolvidos.
Um sistema padronizado de avaliação e que é aplicado por organismos certificadores integrantes do Sinmetro - Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial torna mais ágil a seleção de uma prestadora de serviços de logística e valoriza a imagem da indústria por espelhar sua preocupação com a redução de riscos nas operações da cadeia do produto.
Para os prestadores de serviços de logística, a aplicação do sistema traz como benefícios a redução de custos, decorrentes do uso de um único sistema de avaliação reconhecido pela indústria química, e um importante diferencial de mercado pela comprovação de sua capacidade para operações seguras com produtos químicos.
Validade das avaliações:
A avaliação é válida por dois anos. Avaliações de manutenção podem ser solicitadas pelas empresas de logística para verificação de melhorias, atualização ou implementação de novos sistemas de trabalho.
Comissão Consultiva do Sassmaq:
Os organismos certificadores e equipe de auditores são soberanos no apontamento das respostas aos questionários, de acordo com as evidências apuradas na avaliação da empresa. Na qualidade de gerenciadora do programa, a Abiquim criou uma comissão consultiva específica para o Sassmaq. Os principais objetivos da comissão são acompanhar a implantação do programa, debater e solucionar possíveis desvios na condução do mesmo e relatar os resultados de melhoria encontrados na gestão de segurança, saúde e meio ambiente na cadeia produtiva da indústria química. A comissão é formada por profissionais da Abiquim, da indústria química, de organismos certificadores e de empresas prestadoras de serviços de logística.
QUALIFICAÇÃO DO ORGANISMO DE CERTIFICAÇÃO - OC
Para participação como avaliador do SASSMAQ, o OC deve ser credenciado por um organismo CREDENCIADOR nacional ou internacional para aplicação do Sistema de Garantia da Qualidade (ISO 9000); do Sistema de Gestão Ambiental (ISO 14000) e/ou do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança (OHSAS 18001 ou similar). O OC deve ser credenciado para pelo menos dois dos três sistemas.
o 100 certificações em ISO 9000 e 30 certificações em ISO 14000 ou
o 100 certificações em ISO 9000 e 10 certificações em OSHAS 18000 ou
o 30 certificações ISO 14000 e 10 certificações OSHAS 18000.

Mais informações em: http://www.abiquim.org.br/sassmaq/


0 comentários:

Postar um comentário