Saiba tudo sobre a ECR

ECR ( Resposta Eficiente ao Cliente) é um movimento global, no qual empresas industriais e comerciais, juntamente com os demais integrantes da cadeia de abastecimento (operadores logísticos, bancos, fabricantes de equipamentos e veículos, empresas de informática, etc.) trabalham em conjunto na busca de padrões comuns e processos eficientes que permitam minimizar os custos e otimizar a produtividade em suas relações.
O que NÃO é ECR ?
ECR não é um kit pronto, um conjunto de ferramentas que, se implantadas, permitem à empresa considerar-se habilitada e preparada para sempre.
Na realidade, ECR é mais uma filosofia, ou talvez uma postura de negócios, na qual as empresas se dispõem a compartilhar problemas, dificuldades e informações, implantando em conjunto as melhores soluções possíveis dentro de seu contexto operacional e estratégico.
O conceito de qualidade, bem mais tradicional em nosso meio empresarial, talvez sirva como paradigma: as necessidades e a tecnologia estão em constante mutação, exigindo da empresa um movimento pró-ativo constante, incorporando novos valores constantemente para se manterem competitivas aos olhos do consumidor.
Quem não acompanhar esta dinâmica, seja no ECR ou na qualidade, não incorporando a tecnologia que garanta a confiabilidade de produtos e processos e o atendimento das expectativas do cliente, com certeza será alijado do mercado por concorrentes mais eficientes.
Funciona ?
As ferramentas de ECR são hoje aplicadas na Europa, na Ásia, na América do Norte e na América Latina por quase todos os países com alguma expressão econômica.
As reduções de custos conseguidas, só por eliminar ineficiências, são em média de 6% a 10% do volume total de negócios da cadeia de abastecimento considerada.
Este número reflete os ganhos das empresas que integram o processo, e normalmente agregam-se ao resultado líquido das operações.
Pilotos realizados entre indústrias e supermercados no Brasil constataram, por exemplo:
• Redução de estoques de 25 para 15 dias, acompanhada de
diminuição de faltas de produtos de 15% para 4%
• A aplicação do EDI (Troca Eletrônica de Dados) reduziu o número
de visitas, erros e tempo de espera e conferência conforme
quadro abaixo.
• Com o uso da entrega programa noturna, quando as entregas são
pré-agendadas entre indústria e varejo foi possível reduzir o tempo de carregamento em 69% e aumentar a produtividade palete /
homem / hora em 80%.
E não é só na padronização, automação e redução de custos que se ganha: estes processos permitem a redução de estoques e prazos, liberando espaços de estocagem para atendimento dos clientes, assegurando menores índices de ruptura e possibilitando trabalhar com menores preços ao longo da cadeia, em benefício do consumidor.


Fonte: www.ecrbrasil.com.br

0 comentários:

Postar um comentário