Durante reunião realizada na última semana, representantes dos setores público e privado apresentaram propostas de obras estratégicas para a infra-estrutura logística dos estados Sul do País com o objetivo de incluir alguns projetos no PNLT (Plano Nacional de Logística e Transporte) do Ministério dos Transportes.Na ocasião, Samuel Gomes, presidente da Ferroeste, que integrou a delegação paranaense, chefiada por Rogério W. Tizzot, secretário dos Transportes, demonstrou a satisfação em ver o empresariado gaúcho reiterando o apoio aos projetos da Ferrosul ao solicitar ao Ministério dos Transportes a inclusão deste no PNLT.
Para ele, o importante é que “houve um consenso do setor público e privado de que a ligação Guarapuava-Paranaguá é fundamental para o desenvolvimento do estado”.
Na consideração de Tizzot, “projeto mais importante do Estado do Paraná no setor de transporte é a expansão da malha da Ferroeste e a consolidação da Ferrosul”. O secretário destacou ainda a importância do PNLT, que busca inverter a matriz de transporte brasileira, que hoje tem o seu maior foco no setor rodoviário.
“Há muitos anos o Brasil não planejava transportes. O PNLT serve para indicar as prioridades de cada Estado para o setor. É um avanço que vai permitir investimentos de forma organizada e que priorizem as verdadeiras necessidades de cada região. Não se trata de um programa de obras, é um planejamento de logística de transportes”, ressaltou.
Marcelo Perrupato, secretário de Política Nacional de Transportes do Ministério dos Transportes, que apresentou o PNLT, afirmou que o País não estava preparado para crescer. “Nossos modais foram afetados drasticamente pelo ciclo de crescimento, a malha ferroviária atualmente está se deteriorando, as melhores rodovias do País se encontram em processos de gestão privada, as hidrovias nem sequer tiveram algum avanço. Precisamos encontrar um equilíbrio na matriz de transportes do Brasil, pois hoje ela é desbalanceada”, considerou.
Perrupato explicou que “uma das propostas do PNLT é desafogar as vias de acesso do sul e sudeste do Brasil. Escoar vias e criar novas alternativas que atendam ao Brasil como um todo”.
Fonte: WebTranspo
Para ele, o importante é que “houve um consenso do setor público e privado de que a ligação Guarapuava-Paranaguá é fundamental para o desenvolvimento do estado”.
Na consideração de Tizzot, “projeto mais importante do Estado do Paraná no setor de transporte é a expansão da malha da Ferroeste e a consolidação da Ferrosul”. O secretário destacou ainda a importância do PNLT, que busca inverter a matriz de transporte brasileira, que hoje tem o seu maior foco no setor rodoviário.
“Há muitos anos o Brasil não planejava transportes. O PNLT serve para indicar as prioridades de cada Estado para o setor. É um avanço que vai permitir investimentos de forma organizada e que priorizem as verdadeiras necessidades de cada região. Não se trata de um programa de obras, é um planejamento de logística de transportes”, ressaltou.
Marcelo Perrupato, secretário de Política Nacional de Transportes do Ministério dos Transportes, que apresentou o PNLT, afirmou que o País não estava preparado para crescer. “Nossos modais foram afetados drasticamente pelo ciclo de crescimento, a malha ferroviária atualmente está se deteriorando, as melhores rodovias do País se encontram em processos de gestão privada, as hidrovias nem sequer tiveram algum avanço. Precisamos encontrar um equilíbrio na matriz de transportes do Brasil, pois hoje ela é desbalanceada”, considerou.
Perrupato explicou que “uma das propostas do PNLT é desafogar as vias de acesso do sul e sudeste do Brasil. Escoar vias e criar novas alternativas que atendam ao Brasil como um todo”.
Fonte: WebTranspo
0 comentários:
Postar um comentário