Promef lançará 2º navio do programa

No próximo mês, no dia 24 de junho, o segundo navio do Promef (Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro) será lançado ao mar, no Estaleiro Mauá, em Niterói (RJ). Trata-se de uma embarcação para transporte de derivados claros de petróleo, com capacidade para 48,3 mil toneladas de porte bruto e 182 metros de comprimento.
A embarcação levará o nome de Celso Furtado, em homenagem ao economista que criou a Sudene e lançou os fundamentos do moderno desenvolvimento do País. A solenidade – que contará com a presença do presidente Lula - segue o cronograma de lançamentos previsto para este ano, que se iniciou no último dia 7 de maio, no Estaleiro Atlântico Sul (PE), com o Suezmax João Cândido.
O navio é o primeiro encomendado a um estaleiro fluminense pelo Sistema Petrobras a ser lançado ao mar, 13 anos após a última entrega. O último havia sido o Livramento, finalizado em 1997 pelo Estaleiro Eisa.
A embarcação levou dez anos para ser concluída, em meio a uma grave crise do setor. O Estado do Rio de Janeiro, maior e mais tradicional polo naval do país, já conta com 16 navios encomendados pelo Promef, com R$ 2,2 bilhões em investimentos. O programa vai criar pelo menos 50 mil empregos no Estado, sendo 10 mil diretos e 40 mil indiretos.
O Estaleiro Mauá, que construirá quatro navios de produtos do Promef, está localizado na Ponta D’Areia, em Niterói. “Este lançamento tem um significado histórico muito grande, já que foi aqui onde a tradição brasileira de construir navios começou. Estamos retomando esta tradição”, destaca o presidente da Transpetro, Sergio Machado.

Fonte: WebTranspo

0 comentários:

Postar um comentário