O que são Broker´s ?

Broker é uma empresa que presta serviços à indústria para cuidar das vendas, promoções, merchandising, pesquisas, créditos e cobrança, armazenamento e distribuição junto as lojas de varejo.
Nos Estados Unidos, onde o conceito surgiu na década de 80, foi também denominado "agentes de vendas". O repertório de serviços oferecidos evoluiu para além da venda em nome da indústria propriamente dita, vendendo toda linha de produtos dos fabricantes que representa, acompanhando o giro e a demanda dos produtos nas lojas de varejo, realizando atividades de merchandising, pesquisa de mercado, responsabilidade financeira, armazenamento, CRM, cross docking, distribuição e pós-vendas.
O conhecimento adquirido do mercado e do "cliente do cliente" passou a determinar sua atuação e ser fundamental para o avanço das vendas no varejo e para o fortalecimento das marcas oferecidas. Abre-se então espaço para o Broker ter participação decisiva na indicação do mix adequado, do tamanho dos estoques, no estabelecimento de promoções e no gerenciamento por categoria de produtos, ou seja, tornou-se um agregador de valores à loja. Com o Broker, a indústria transforma o custo fixo de sua equipe de vendas em variável, pois os "agentes de vendas" recebem sobre os negócios efetivados. Além disso, cada um atua na sua área de competência, e com isso a indústria pode dedicar-se mais ao seu core business, deixando a área de vendas nas mãos de um especialista.

Outras definições ditas no mercado de capitais sobre Broker:

Home Broker é um sistema oferecido pela Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&FBOVESPA) utilizado para conectar usuários ao pregão eletrônico no mercado de capitais. Usado como instrumento para negociação no mercado de capitais via internet, ele permite que sejam enviadas ordens de compra e venda através do site de uma corretora na internet.
É uma forma de negociação de papéis em bolsa de valores pelo meio de ordens emitidas em meio eletrônico para corretoras de títulos mobiliários regularmente credenciadas. É a tecnologia que proporciona acesso a negociações em renda variável através da rede mundial de computadores.
Envolve desde o desenvolvimento de códigos fonte, websites, plataformas de negociação, até as conexões com as devidas entidades de negociação.
O início das operações no Brasil, em 1999, marca a real entrada das pessoas físicas na Bolsa democratizando assim o mercado de capitais nacional. Esse dispositivo é mais comumente utilizado pelas bolsas de valores como forma de facilitar a entrada de usuários domésticos em negociações, possibilitando maior participação de pessoas físicas no mercado. Assim, aumenta-se a procura pelos papéis (títulos mobiliários), valorizando-os.
É estimado que 200 mil pessoas físicas compram e vendem ações na BOVESPA via sistema homebroker.

Mobile Broker...
O mobile broker é uma variação do home broker desenvolvida especificamente para dispositivo móvel. Ou seja, são softwares que permitem um usuário se conectar ao pregão eletrônico no mercado de capitais através de seu dispositivo móvel.
Diferente dos home broker, os mobile brokers se caracterizam por possuírem interface leve, recursos de usabilidade específicos para dispositivos móveis e adaptação às especificidades de cada aparelho.

Equipe Infologis

7 comentários:

Unknown disse...

Bom Dia!

Sou aluna de MBA em Gestão de Negócios da USF – Universidade São Francisco campus Bragança Paulista, e para meu Artigo final gostaria de ter como tema: Canal de distribuição Broker.
Como este é um tema da logística atual, não estou encontrando muitas referências bibliográficas. Por este motivo estou fazendo contato com vocês, caso tenham algum material para fornecer-me. Qualquer troca de informações será muito bem vinda, e serão citadas como referências.

No aguardo de um retorno, cordialmente.
____________________________________
Bárbara Lima Marques
Formação:
Superior em Gestão Ambiental – USF
Superior em Logística – USF
Técnica em Segurança do Trabalho – NSG

E-mail: barbara.jglm@gmail.com

Anônimo disse...

Como gestor iniciei um trabalho numa distribuidora. Estou aprendendo aos poucos toda a logística. Agora uma fabricante nos procurou para ser broker na região onde atuamos. Preciso de material, onde encontro? Vocês podem me ajudar?

EQUIPE INFOLOGIS disse...

Bom dia! Me passe seu contato para que possamos trocar material.
Obrigado!

tulio disse...

Boa tarde Prezados!

Tenho formação em Logística e já atuo na área a algum tempo, atualmente estou efetuando um trabalho para presentação à algumas indústrias afim de trabalhamos como broker na cidade em que resido, Fortaleza. Estou a procura de mais informações sobre o assunto tornando a minha apresentação mais consistente, pois trabalharei como broker misto. Agradeço muito se puderem me enviar materiais relacionados. Desde já agradecido.

Cordialmente,
Túlio Sérgio
E-mail: tuliosergio_@hotmail.com

Unknown disse...

Boa noite!

Sou represente comercial de uma empresa de produtos alimentícios, visitei uma distribuidora e a mesma propôs distribuir os nossos produtos na condição de Broker.
Gostaria de saber como devo prosseguir nesse negocio e o que preciso para levar para a empresa que trabalho.
Teria algum material a oferecer para concretizar o negocio?
Aguardo a ajuda de vcs.

Att.,

Giordane

EQUIPE INFOLOGIS disse...

Bom dia! A estrutura de broker consiste em você parceiro da empresa oferecer uma área de armazenagem e veículos de distribuição. A captação de pedidos você irá fazer ou será a empresa que esta concendendo os produtos em parceria? Ideal investir na integração de ERP com o da empresa, isso agiliza o processo de reposição de estoques, montagem de rotas, troca de pedidos, integração de XML etc..

Os valores do comissionamento do broker vai oscilar de acordo com os trabalhos que irá prestar (vendas ou somente logística) o frete de envio da mercadoria para reposição dos produtos no seu estoque será de responsabilidade da empresa que você esta entrando como parceiro.

Material sobre broker na literatura não temos, infelizmente. Cases para ele estudar e ter uma base pode ser visto o da Garoto (Baton) e Nestlé com o mix de produtos que são distribuídos por inúmeras empresas regionalizadas.

Estamos a disposição.

Equipe Infologis

Anônimo disse...

Sou contador no estado de São Paulo e preciso saber mais sobre esta atividade para um planejamento tributario de um cliente quer operacinar suas atividades com o broker.

Ronis de faria branquinho
ronisfb@hotmail.com

Postar um comentário