Sediada na Zona Franca de Manaus, na capital do Amazonas, a empresa
Motocar especializou-se na produção de um veículo típico da Ásia: o
riquixá, também conhecido como tuk-tuk, que é um triciclo com uma cabine
para passageiros.
Por mês, a fábrica produz 300 veículos e
fatura, em média, R$ 3 milhões, segundo o diretor de marketing Fábio Di
Gregório, 24. Até o fim de 2014, a empresa quer triplicar a produção. O
valor médio de cada veículo é de R$ 10 mil para as revendedoras.
São três modelos de triciclo disponíveis nas concessionárias: com
cabine para dois passageiros, que custa R$ 12,9 mil (para o consumidor
final); com caçamba para cargas (R$ 13,9 mil); e com baú isotérmico (que
mantém a temperatura de um produto) para o transporte de mercadorias
perecíveis (R$ 14,9 mil). A venda é feita por meio de 15 concessionárias
da empresa espalhadas pelo país.
De acordo com Di Gregório, os
triciclos de carga têm motor de 200 cilindradas, carregam até 350 kg e
atingem até 60 km/h. "O foco das vendas são pequenos comércios de água,
gás, bebidas e grandes empresas que transportam mercadorias dentro de
suas fábricas ou em centros de distribuição", afirma.
Já o
modelo para passageiros tem motor de 150 cilindradas e pode chegar a 70
km/h. O veículo é indicado para o serviço de mototáxi, segundo o diretor
de marketing da empresa. Em São Paulo (SP), por exemplo, o restaurante
tailandês Tian utiliza o tuk-tuk para buscar e levar clientes no bairro onde fica.
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Fonte: UOL
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