Fundo pode financiar ferrovia

Estudo do deputado José Riva (PSD) para construção da Ferrovia Mato Grosso/Pará, poderá contar com recursos do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO), que teve a lei regulamentada em decreto publicado recentemente.
Responsável pela Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Marcelo Dourado, acena positivamente para a possibilidade de o projeto, relativo à Ferrovia, ter parte da estimativa de investimentos de R$ 12 bilhões, financiados via FDCO por meio de Parceria Público-Privada (PPA). "O fundo foi criado para projetos estruturantes da área de infraestrutura e o modal de Ferrovias é uma das principais prioridades", disse Marcelo.
A proposta do deputado foi apresentada na semana passada ao ministro dos Transportes, César Borges, em reunião realizada em Brasília, que contou com ampla participação das bancadas federal e estadual, e com apoio do governador Silval Barbosa (PMDB).
Vários interessados da iniciativa privada internacional discutem caminhos para viabilizar o projeto, como grupo norte americano, além de chineses, russos e coreanos. A via alternativa encampada por Riva, propõe um trecho ferroviário de 1,6 mil quilômetros, em eixo de vantagens balizado na redução de custos do transporte da produção agrícola do Estado.

Fonte: Portal NTC

0 comentários:

Postar um comentário