Estudo do deputado José Riva (PSD) para construção da Ferrovia Mato
Grosso/Pará, poderá contar com recursos do Fundo de Desenvolvimento do
Centro-Oeste (FDCO), que teve a lei regulamentada em decreto publicado
recentemente.
Responsável pela Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Marcelo Dourado, acena positivamente para a possibilidade de o projeto, relativo à Ferrovia, ter parte da estimativa de investimentos de R$ 12 bilhões, financiados via FDCO por meio de Parceria Público-Privada (PPA). "O fundo foi criado para projetos estruturantes da área de infraestrutura e o modal de Ferrovias é uma das principais prioridades", disse Marcelo.
A proposta do deputado foi apresentada na semana passada ao ministro dos Transportes, César Borges, em reunião realizada em Brasília, que contou com ampla participação das bancadas federal e estadual, e com apoio do governador Silval Barbosa (PMDB).
Vários interessados da iniciativa privada internacional discutem caminhos para viabilizar o projeto, como grupo norte americano, além de chineses, russos e coreanos. A via alternativa encampada por Riva, propõe um trecho ferroviário de 1,6 mil quilômetros, em eixo de vantagens balizado na redução de custos do transporte da produção agrícola do Estado.
Responsável pela Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Marcelo Dourado, acena positivamente para a possibilidade de o projeto, relativo à Ferrovia, ter parte da estimativa de investimentos de R$ 12 bilhões, financiados via FDCO por meio de Parceria Público-Privada (PPA). "O fundo foi criado para projetos estruturantes da área de infraestrutura e o modal de Ferrovias é uma das principais prioridades", disse Marcelo.
A proposta do deputado foi apresentada na semana passada ao ministro dos Transportes, César Borges, em reunião realizada em Brasília, que contou com ampla participação das bancadas federal e estadual, e com apoio do governador Silval Barbosa (PMDB).
Vários interessados da iniciativa privada internacional discutem caminhos para viabilizar o projeto, como grupo norte americano, além de chineses, russos e coreanos. A via alternativa encampada por Riva, propõe um trecho ferroviário de 1,6 mil quilômetros, em eixo de vantagens balizado na redução de custos do transporte da produção agrícola do Estado.
Fonte: Portal NTC
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