Jequiti remodela área de logística para acompanhar crescimento

Após reestruturar sua área de logística com desenvolvimento de várias ações visando atender o mercado com produtos e serviços de qualidade, a unidade de cosméticos do grupo Silvio Santos já é reconhecida nacionalmente pela qualidade e pelo uso de alta tecnologia industrial; Essa nova performance impulsionou a conquista do Marketing Best, o mais importante prêmio de marketing do país.Fundada há quatro anos, a Jequiti Cosméticos começou a se estabelecer no mercado de venda direta e foi a partir de 2008 que passou a ganhar musculatura após a reestruturação geral no modelo de negócios, logística e comunicação. A empresa entendeu que um dos pontos essenciais para fortalecer sua estrutura era a operação logística, que permitiria organizar os estoques de forma a ter disponibilidade de produtos e fazer com que chegassem mais rápido ao cliente, com um índice mínimo de erros. Toda esta reestruturação fez da empresa, uma das maiores do Grupo Silvio Santos, um case de sucesso no segmento.
Utilizando tecnologia industrial de ponta na logística de transporte com o que há de mais avançado no mercado, a Jequiti instituiu há um ano o sistema de radiofrequencia que evita erros de separação mesmo em produtos leves como os de Villa Jequiti (bijuterias, lingeries, por exemplo), além de viabilizar a separação de 12 mil pedidos ao dia e armazenar até 1.500 itens. E este processo viabiliza e agiliza as entregas dos produtos para as consultoras.
De 40 transportadoras, a empresa passou a atuar com apenas 10 grandes empresas que fazem a distribuição dos produtos. Com isso, a Jequiti diminuiu o prazo de entrega. “Com esta mudança, reduzimos o tempo de entrega para 24 horas em São Paulo e média de três dias e meio nos demais estados. Antes, em São Paulo, entregávamos em até três dias e para o resto do Brasil, em média, era em até cinco dias”, diz o diretor geral da SS Cosméticos, Lásaro Carmo Jr. Com isso, a Jequiti reduziu em até 30% o custo do frete e o prazo de entrega em 40%, e hoje cerca de 80% de tudo o que é comercializado segue por rodovia.
Investimentos em pesquisa - A Jequiti quadruplicou os valores anuais investidos em pesquisa que hoje atingem a marca dos R$ 120 milhões. O alto índice de satisfação das consultoras e consumidores que encontram na marca uma nova opção de produtos que oferecem qualidade, inovação e preços acessíveis, foram essenciais para esta iniciativa e consequente crescimento. Para definir lançamento, a empresa realiza mensalmente “Focus Groups” com consultores e consumidores, além de consultar pesquisas e seguir tendências. “Na venda direta é essencial o contato constante com nossos consultores e consultoras. Eles nos ajudam a definir lançamentos e a entender o que de fato faz a diferença”, explica Lásaro do Carmo Junior, diretor da SS Cosméticos.
Resultado e Prêmios - Todos estes investimentos fazem da Jequiti um potencial para se tornar uma das maiores empresas do Grupo Silvio Santos. E para 2013, com fábrica própria a expectativa é de que ela consolide a primeira posição, com participação de 8% a 9% do mercado, e supere a marca de 1 bilhão em faturamento. Dados que impulsionaram a conquista do Marketing Best, o mais importante prêmio de marketing do país, que homenageia empresas que por meio da utilização das ferramentas de marketing, possam ser reconhecidas por seu desempenho e/ou produtos e serviços. Outros dois importantes prêmios do setor também foram conquistados: A Jequiti foi eleita a empresa com o 4º melhor perfume do mercado, o Uzon, na Feira Cosmética 2010, e na mais importante feira de design do país ganhou com a linha Erva Doce Mais. Participa do Prêmio Atualidade Cosmética 2010, em sete categorias, entre elas “Melhor Empresa” e “Profissional do Ano”.

Fonte: Portal Fator Brasil

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