Porto de Paranaguá (PR) receberá base de prontidão ambiental

porto-de-paranagua
A Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina) e a Funespar (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá e da Universidade Estadual do Paraná) assinaram quarta-feira (24/7), em Paranaguá, um convênio técnico operacional para a criação de uma base de prontidão especializada no resgate e na despetrolização da fauna em caso de acidentes ambientais na área do complexo estuarino da baía de Paranaguá.

A Appa estará atendendo à exigência do Ibama para implantação desta base de prontidão para aprovar o PEI (Plano de Emergência Individual) e, por consequência, emitir a licença de operação do porto.

Segundo o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino, este é o primeiro convênio deste gênero no Brasil, e que a maior dificuldade foi construir o contrato de maneira que atendesse às exigências do Ibama porque não existia exemplo similar anterior. “Contratamos um projeto de engenharia para construção de instalações especializadas para o atendimento de todas as demandas de salvatagem em caso de acidente ambiental. Com isso, estaremos cumprindo a última exigência do Ibama para aprovação do PEI, que é condicionante para a emissão da licença de operação do porto”, explica.

O convênio, no valor de R$ 3,2 milhões, a serem repassados à Funespar ao longo de 60 meses, prevê diversas ações entre elas a implantação de uma disciplina no curso de Biologia para formar os profissionais que atenderão ao convênio. A base de prontidão para atendimento de eventuais emergências será montada dentro do cais, na área primária do porto. Serão realizados exercícios de simulação para atendimentos de acidentes. A unidade será de responsabilidade da Funespar.

 Fonte: Transporta Brasil

0 comentários:

Postar um comentário