Anfavea: venda de importados cresce 18% em janeiro

O volume de veículos importados pelas montadoras com fábricas no País nas vendas totais do mês passado, que foi o melhor janeiro da história, cresceu 18% com relação a idêntico mês do ano passado, passando de 58 mil para 68 mil unidades. Este volume representou 25% de participação no licenciamento total do mês, que chegou a 268,2 mil veículos, incluindo comerciais pesados. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, 6, pela Anfavea, associação que reúne as fabricantes instaladas no País.
Apesar do aumento das vendas dos importados em janeiro, a participação caiu 2 pontos porcentuais com relação a dezembro, o que para o presidente da entidade, Cledorvino Belini, pode ser considerado um reflexo do aumento do IPI em 30 pontos porcentuais para veículos que não cumprem a exigência de nacionalização de 65%, que entrou em vigor no dia 15 de dezembro.
DESEMPENHO
O melhor janeiro da história fechou com crescimento de 9,6% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Em média, foram 12,1 mil unidades vendidas em cada um dos 22 dias úteis do mês, crescimento de 4,6% sobre a média diária de janeiro de 2010, que teve um dia útil a menos.
Belini explica que a conjuntura de alguns fatores influenciou para o bom desempenho do mercado em janeiro, entre eles, o executivo citou a inadimplência superior a 90 dias que está em 5%, índice que o executivo não considerou preocupante por estar abaixo da média para todos os bens, de 7,3%. "Começamos crescendo e é um bom sinal. Esperamos que continue assim."
As vendas de janeiro foram 23% menores na comparação com dezembro, queda natural devido à sazonalidade, disse Belini.
Para 2012, a entidade manteve as projeções de mercado apresentadas em dezembro: as vendas internas devem alcançar as 3,8 milhões de unidades, um aumento de 5% sobre 2011, enquanto as exportações devem recuar 5,5%, para 510 mil unidades. A entidade prevê maior atividade industrial neste ano, com produção 2% acima do registrado no ano passado, para 3,4 milhões de veículos, incluindo caminhões e ônibus.
SEGMENTOS
A comercialização de automóveis e comerciais leves cresceu 9,8% em janeiro sobre mesmo mês do ano passado, para 252,6 mil unidades, das quais 196,6 mil são automóveis e 56 mil são comerciais leves. As vendas de veículos comerciais pesados também se elevaram no mês passado.

Fonte: Portal Frota Online

0 comentários:

Postar um comentário