
''O problema é que a produtividade vem aumentando e os investimentos em infraestrutura não acompanham esta melhoria'', diz Lafaete Jacomel, superintendente da Conab no Paraná.
Situação mais adequada - Para o gerente técnico da Ocepar, Flávio Turra,''o Paraná precisaria ter capacidade para pelo menos 30 milhões de toneladas para ficar em uma situação mais adequada''. Ele lembra, no entanto, que este conceito é relativo. ''Para donos de armazéns o ideal é armazém cheio, para o produtor, é ter espaço'', diz.
Programa - O assessor técnico e econômico da Faep, Nilson Hanke Camargo, defende que o governo federal lance um programa de armazenamento para as fazendas, com financiamentos mais acessíveis e que oferecesse uma opção de construção com tecnologia adequada mas de custo mais baixo do que as opções existentes. ''Na década de 70 tinha um programa que destinava recurso barato para a área'', diz.
Cooperativas - As cooperativas, segundo Turra, têm projetos de investir, ainda este ano, R$ 350 milhões na construção de armazéns, aumentando a capacidade em mais 1 milhão de toneladas. Hoje elas são responsáveis por 14,1 milhões de toneladas dentro da capacidade total de armazenagem estática do Paraná, de 25,5 milhões de toneladas. A Conab, por sua vez, tem 900 mil toneladas, e não tem planos de aumentar seus armazéns no Estado. Os 10,5 restantes são de particulares, graneleiros, entre outros.
Cocamar e Coopavel - A Cocamar está construindo uma nova estrutura de armazenagem de grãos em seu parque industrial em Maringá. São oito silos verticais com capacidade total de 48 mil toneladas cada, que vão se somar à capacidade atual de 601 mil toneladas. Este ano, a cooperativa conseguiu driblar o déficit de espaço. Ela recebeu 493 mil toneladas dos cooperados, mas teve que administrar um total de 870 mil toneladas de grãos, já que ela compra produtos de outras cooperativas para suprir suas indústrias. A expectativa é que os novos silos fiquem prontos já para a próxima safra. A Coopavel também está construindo um novo espaço para mais 16,8 mil toneladas, que serão agregados à sua capacidade atual de 600 mil t.
Fonte: Portal do Agronegócio
0 comentários:
Postar um comentário