Escoamento da safra causa fila quilométrica em Maringá

Sede da cooperativa Cocamar, em Maringá, vem recebendo cerca de 250 caminhões de soja por dia. Caminhoneiros ficam mais de 15 horas na fila...
Desde o início desta semana, a Cocamar Cooperativa Agroindustrial está recebendo, em média, 250 caminhões de soja por dia em sua sede, em Maringá. Diariamente são descarregadas cerca de 7,5 mil toneladas de soja na unidade. Somadas todas as regionais, o volume chega a 30 mil toneladas por dia, com cerca de mil caminhões descarregando grãos.
A operação vem causando filas nas vias de acesso à Cocamar, nas proximidades da Praça Geoffrey W. Diment, acesso da PR-317 às avenidas Brasil, Luiz Teixeira Mendes e a Estrada Osvaldo de Moraes Correia, no Maringá Velho. Ontem, a fila no local chegava dois quilômetros.
O caminhoneiro José Inácio Biridá, de Nova Esperança, transporta soja e milho para a cooperativa há sete anos e afirma que nunca havia visto um fluxo tão intenso de descarga na unidade principal. “Nas unidades da região falta caminhão para a quantidade de soja que precisa ser carregada”, comenta Biridá. Ele entrou na fila para descarregar a soja na quarta-feira, às 10 horas, com previsão de concluir o trabalho apenas às 3 horas de ontem. “A produtividade foi muita alta e o volume a ser descarregado cresceu demais.”
O gerente da área de comercialização de grãos da Cocamar, Antonio Sérgio Bris, afirma que a colheita está concluída em 55% das áreas de atuação da cooperativa, no noroeste do Estado. “Essa soja que está sendo descarregada é só da região; não estamos trazendo grãos de fora do Estado neste momento para evitar a formação maior de filas”, explica Bris.
A Cocamar pretende complementar a quantidade de soja recebida de seus cooperados com a compra de grãos do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A estimativa inicial da cooperativa era receber cerca de 450 mil toneladas de soja de seus próprios cooperados, com a compra de mais 300 mil toneladas de outras cooperativas. Com o aumento da produtividade registrado nesta safra, a quantidade comprada deverá ser menor. “Vamos reduzir em pelo menos 15% o volume de fora”, afirma Bris.
A produtividade média da atual safra na região é de 3.000 quilos por hectare (kg/ha), 57% superior ao registrado na temporada 2008/2009. O Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), estima que os produtores de soja do Estado terminem a safra 2009/2010 até 10 de maio. O volume total esperado para o Paraná é de 13,4 milhões de toneladas – recorde para o Estado.

Fonte: O Diário

0 comentários:

Postar um comentário