A capacidade saturada do comércio de contêineres tem previsão para término em 2013, de acordo com os últimos relatórios da Alphaliner. "A frota ociosa, que atualmente deve ficar em torno de 1,44 milhão de Teus (unidade equivalente a um equipamento de 20 pés), deve continuar por mais dois anos, antes de começar a cair em 2012. A previsão é baseada em um crescimento moderado de 5% no comércio de cargas conteinerizadas durante 2010, aumentando para 7,5% em 2011 e 10% em seguida", explica o relatório.
"Porém, a demanda de navios pode aumentar mais rapidamente do que o esperado por conta de dois fatores: aceitação crescente da política de baixa velocidade (encorajada tanto pela economia de combustível quanto pela tentativa de redução de CO2) e uma forte recuperação no comércio entre o Oriente e a Europa", prevê a Alphaliner. Como esta é uma rota de longa distância, o crescimento de volume deve ter um impacto maior na demanda de tonelagem em relação a outros tráfegos.
A entrega de novos equipamentos deve atingir a capacidade de 1,54 milhão de Teus este ano, 43% a mais que o total de entregas de 2009. A frota mundial pode crescer 9,9%, levando em consideração uma previsão de desmanche equivalente a 250 mil Teus.
"Porém, a demanda de navios pode aumentar mais rapidamente do que o esperado por conta de dois fatores: aceitação crescente da política de baixa velocidade (encorajada tanto pela economia de combustível quanto pela tentativa de redução de CO2) e uma forte recuperação no comércio entre o Oriente e a Europa", prevê a Alphaliner. Como esta é uma rota de longa distância, o crescimento de volume deve ter um impacto maior na demanda de tonelagem em relação a outros tráfegos.
A entrega de novos equipamentos deve atingir a capacidade de 1,54 milhão de Teus este ano, 43% a mais que o total de entregas de 2009. A frota mundial pode crescer 9,9%, levando em consideração uma previsão de desmanche equivalente a 250 mil Teus.
Fonte: Guia Marítimo e NTC Logística
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