Grupo Pão de Açúcar promove a 5ª edição do Top Log

Projeto certifica as transportadoras que prestam serviços para a companhia em busca de melhoras contínuas nos níveis de serviço

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) realizou dia 11 de agosto, a 5ª edição do Top Log, programa de certificação anual criado pela companhia para identificar os prestadores de serviço de transporte que mais se destacaram. O reconhecimento foi concedido a 25 transportadoras de sete estados brasileiros, além do Distrito Federal.
São elas: Aroaldo Ismael Horta, Badu, Braúna, CBM, Celso’s, Cisne Branco, Constelação, Fernandini, Five, Jakmi, Lemar, Renari, S. da Costa Neto, Santos Muniz, SP NSB, Terrapar, Trans Sedan, Transgenuino, Translucas, Galvão Neves, Print, Transparaná, A. L. Correia, Aquino e Uilian de Oliveira Júnior.
O objetivo do programa é promover a melhoria contínua dos níveis de serviço, levando a um abastecimento adequado das lojas e a uma experiência de compra satisfatória para os clientes.  “O Top Log existe para estimular o aprimoramento de cada uma das transportadoras”, explica Edison Sales Junior, diretor de Operações do GPA.
O executivo conta que os níveis de serviço apresentam uma média de 97,5%. Além disso, o índice de ocupação dos veículos das transportadoras atualmente é de 80%. “É um índice bastante alto, e percebemos que as transportadoras estão bastante preocupadas em melhorar cada vez mais nesse quesito. Nosso desafio agora é chegar a 85%”.
“O grande mote do Top Log é fortalecer a parceria com as empresas. Lidamos com transportadoras grandes e também pequenas, cada uma delas com suas características específicas. O que nós pudemos perceber nesses cinco anos é que as pequenas estão buscando se estruturar cada vez melhor, e as grandes, que já são bem estruturadas, estão preocupadas em buscar cada vez mais produtividade, que também é outro ponto chave”, analisa Sales.
A atuação das transportadoras é avaliada durante todo o ano por uma equipe multidisciplinar da diretoria de Logística do GPA a partir de métricas compartilhadas com as empresas. Ao final de cada ciclo, o prestador de serviço recebe um relatório com os pontos de destaque e aqueles que precisam de ajustes, para que possam ser trabalhados.
Dentre os itens considerados pelo Top Log estão cumprimento dos horários de entrega, higiene da frota, conduta dos profissionais envolvidos, manutenção dos pneus, capacidade de adequação da frota e ações de sustentabilidade, como descarte adequado de óleo e controle de emissão de poluentes.
Ao todo, o GPA trabalha com 97 transportadoras cadastradas. “Para o próximo ano teremos algumas mudanças, para deixar o programa ainda mais atrativo para as empresas transportadoras”, revela Sales, explicando que em 2017 haverá um ranking de cinco empresas e também premiações por região.


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