Fluxo de veículos cresce 2,3% nas estradas pedagiadas em julho, revela ABCR

A circulação total de veículos em julho pelas estradas pedagiadas do País cresceu 2,3% em relação a junho, já descontados os efeitos sazonais, informaram nesta quarta-feira, 10, a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) e a Tendências Consultoria Integrada. A alta foi determinada pelo aumento de 3,2% no fluxo dos veículos leves, já que a movimentação dos pesados recuou 1,2% na mesma base de comparação.
“A forte elevação de leves ditou o resultado positivo do indicador agregado do fluxo pedagiado no mês, mais do que revertendo o recuo observado no dado anterior”, afirma Rafael Bacciotti, economista da Tendências Consultoria. “O fluxo de pesados, por outro lado, mostrou queda no mês de 1,2%, após registrar forte alta em junho. O dado negativo, entretanto, não deve predominar nos próximos meses, devido à recente tendência de melhora delineada por outros indicadores industriais antecedentes, como a produção de veículos e os principais índices que avaliam a confiança do empresário industrial”, completa.
Em relação ao mesmo período de 2015, o índice total apresentou queda de 2,5%. O fluxo de veículos leves recuou 0,6%, enquanto o fluxo de pesados teve retração maior, de 8,1%.

Acumulado
Nos últimos 12 meses, o fluxo de veículos nas rodovias pedagiadas recuou de 3,2%. Considerando essa mesma base de comparação, o fluxo de veículos leves e pesados registraram queda de 2,2% e 5,9%, respectivamente.
Já no acumulado do ano, de janeiro a julho, relativamente ao mesmo período em 2015, o fluxo de veículos nas praças de pedágio apresentou queda de 3%. Por sua vez, o fluxo de veículos leves recuou 2,3%, enquanto o fluxo de pesados apresentou queda mais expressiva, de 5,4%.
“Apesar da significativa elevação na margem, a maior desde dezembro de 2015, o indicador acumula retração de 3% de janeiro a julho, em linha com o cenário macroeconômico adverso observado no primeiro semestre do ano”, finaliza Bacciotti.

Fonte: Estadão

0 comentários:

Postar um comentário