Aplicativo móvel conecta a Rumo com seus maquinistas

Empresa vai distribuir 2 mil smartphones para os profissionais, que atuam em mais de 12 mil km de ferrovias
 
A operadora e concessionária ferroviária Rumo adotou um sistema de comunicação inovador para gerenciar sua equipe de 2 mil maquinistas e as viagens dos trens entre as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil: o Chave na Mão.
Trata-se de um aplicativo móvel desenvolvido pela própria empresa, que provê ao maquinista acesso a informações como cronograma de trabalho, ponto, repouso, holerites e férias. A Rumo, por sua vez, terá acesso a informações da equipe em tempo real, podendo fazer ajustes na escala e gerenciar a operação com ganho de eficiência no transporte de cargas.
De acordo com a empresa, até o mês de outubro cada maquinista receberá um smartphone com o aplicativo. “Isso representa uma revolução, porque cria um canal de comunicação permanente entre a empresa e o colaborador, permitindo a adoção constante de novas tecnologias relacionadas à eficiência, ao planejamento e à segurança”, destaca o diretor de Tecnologia da Rumo, Roberto Rubio Potzmann.


“Além de todas as vantagens para a equipe de maquinistas, como a possibilidade de consultar todos os seus dados onde e quando desejar, o ajuste nas escalas vai evitar que um trem tenha que ficar parado aguardando a chegada de uma nova equipe para conduzi-lo. Queremos chegar o mais próximo possível de zerar as interrupções, garantindo mais previsibilidade e confiança”, completa Potzmann.
Segundo o executivo, o Chave na Mão é o início da implantação de uma série de novidades que colocará a Rumo em um novo patamar em termos de inovação tecnológica. “É um passo à frente que nos trará grandes vantagens competitivas muito em breve”, diz. Ao todo, o projeto engloba investimentos que chegam a R$ 400 milhões.
Além de receberem os smartphones, os maquinistas estão sendo instruídos quanto à utilização do novo sistema de comunicação. Durante a fase de transição, o sistema antigo, em que o maquinista era escalado por ligações telefônicas, continuará operando. Os trens de carga viajam até 2 mil km nas ferrovias concedidas à Rumo, e uma única viagem pode envolver escalas com mais de dez maquinistas.
Com o Chave na Mão, os profissionais já estarão conectados à empresa quando estiverem a caminho do trabalho. Com o trem em movimento, o aplicativo entrará em modo viagem, ou seja, não chamará a atenção do maquinista, que continuará priorizando a segurança. Na chegada aos alojamentos, a troca de informações será retomada. Assim, todos os postos da Rumo passarão a contar com acesso à internet. O smartphone vai permitir ainda que os maquinistas telefonem para suas famílias. Além disso, a comunicação por voz também será utilizada para fazer contato com as bases operacionais da Rumo.


0 comentários:

Postar um comentário