Wine.com.br otimiza processos logísticos, com o projeto da Águia Sistemas

 Centro de distribuição da empresa está equipado com soluções que permitem a separação de pedidos de alto desempenho e o melhor aproveitamento de área de armazenagem

O centro de distribuição (CD) da Wine.com.br, maior operação de e-commerce de vinhos do Brasil, localizado em Vitória, Espírito Santo, está obtendo expressivo ganho de eficiência em suas operações de intralogística, a partir de um projeto desenvolvido pela Águia Sistemas, em pleno funcionamento há nove meses. O CD expede cerca de 8.000 produtos diariamente para todo o Brasil, com picos de 10 mil, sendo utilizado, também, pela WBeer.com.br, e-commerce que seleciona, indica e entrega cervejas em todo o Brasil.
De acordo com o gerente de Logística da Wine.com.br, Marlon Montilha, os maiores desafios enfrentados pela empresa, antes do projeto, era atender aos pedidos dos clientes de maneira rápida, uma vez que a meta é separar e entregar o pedido ao cliente em até 72 horas, nas capitais brasileiras, dentro da qualidade esperada, mesmo em períodos de alta demanda. Por três anos, a empresa enfrentou problemas que exigiram um novo modelo logístico, com investimento em gestão, sistemas automatizados de movimentação e armazenagem e mudança de processos.
O projeto da Águia Sistemas foi concebido com o objetivo principal de criar um layout que permitisse executar todos os processos com eficiência, tendo como foco a satisfação dos consumidores finais com a agilidade na preparação do pedido. O CD foi pensado em duas grandes áreas: a armazenagem de paletes e a área de preparação de pedidos.
A armazenagem recebeu as estruturas porta-paletes, Drive In e dinâmicas, com capacidade para armazenar mais de 7.500 paletes, de acordo com a operação e o tipo de produto. A separação de pedidos está equipada com um mezanino (258 m2), flow rack e 240 metros de transportadores automáticos e livres.
Valdeci Kossar, supervisor de Negócios em Automação da Águia Sistemas, comenta que a área de separação de pedidos tinha como principal premissa a rapidez, por isso o flow rack foi indicado, pois oferece uma ótima condensação das caixas, tendo em vista a quantidade de Stock Keeping Unit (SKUs), além de repor rapidamente para o operador os produtos que estão sendo coletados. Os transportadores também se tornam uma peça-chave para alcançar os objetivos, diminuindo o tempo com movimentações de pessoas e materiais no processo de preparação de pedidos.
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“Com os transportadores, a caixa que completa a operação de coleta em qualquer local da área de preparação é automaticamente encaminhada para as etapas de conferência e empacotamento. Nesse modelo de movimentação automática, a caixa não perde tempo para ser finalizada e deixa a operação mais limpa e suave, visto que não haverá acúmulo de pedidos prontos nas linhas de coletas. Além disso, a Águia inovou, ao utilizar uma tecnologia de ponta nos transportadores motorizados, com o acionamento dos rolos motores de 24VCC, mais conhecido como Motorized Drive Rollers (MDRs), que oferecem consumo de energia menor do que os motores convencionais, ocupam menos espaço e realizam o controle do fluxo de caixas de forma mais eficiente”, explica Kossar.
Montilha comemora o ganho de eficiência nas suas operações logísticas internas, com um ambiente limpo e organizado, destacando, ainda, o aproveitamento do espaço, com a verticalização e o ganho de eficiência na movimentação, utilizando os transportadores. “Ganhamos cerca de 10% de produtividade e aumentamos o número de pedidos atendidos dentro do prazo acordado. Estamos amadurecendo a ideia da integração da expedição ao processamento e expedição dos transportadores, reduzindo também o tempo de processamento e o carregamento de veículos, impactando diretamente na redução de tempo do atendimento de pedidos.”


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