Porto se prepara para exportar placas de aço, com curso de logística

 
A Cearáportos, companhia responsável pela administração do Porto do Pecém, promove nesta e na próxima semana um curso de logística para a operação das placas de aço que serão produzidas pela Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) e exportadas através terminal portuário cearense. A administradora do Porto disse que as operações estão previstas para ocorrer no próximo mês de agosto. A Siderúrgica apenas disse, em nota, que a previsão é de que as exportações ocorram ainda neste semestre.
O curso, que conta com a participação dos prestadores de serviços portuários APM Terminals, Tecer Terminais, Unilink Transportes e também da Cearáportos, está sendo ministrado pelo especialista em logística de placas, Renato Gava, do Porto de Vitória, e contempla todo o processo a ser executado no Porto do Pecém, que compreende o recebimento do material, armazenagem no pátio, transporte ao Terminal de Múltiplas Utilidades (TMUT) e embarque.
Segundo coordenador de operações da Cearáportos, José Alcântara, o especialista acompanhará as primeiras operações de exportação das placas de aço, a serem realizadas no Pecém. “O Renato vai nos auxiliar no inicio para que possamos iniciar e dar continuidade na operação corretamente”, afirmou ele.
O curso irá preparar todas as pessoas que estarão envolvidas no processo de movimentação dos produtos da CSP. “É a primeira vez que operamos placas e, por ser uma carga diferenciada, pesada, achamos que este momento seria essencial para a nossa equipe visando uma alta produtividade e eficiência já nas primeiras operações”, disse o coordenador de operações.

Primeiras placas
A CSP deu início à produção de placas de aço no último dia 20 de junho. O empreendimento está atualmente em fase de testes e ajustes, até que entre em operação plena. Durante essa primeira fase, a Companhia terá capacidade para produzir até 3,156 milhões de toneladas de aço líquido e 3 milhões de toneladas de placas de aço acabadas.
Com foco na exportação, as placas produzidas serão direcionadas à geração de produtos laminados nas indústrias naval, de óleo e gás automotivo e da construção civil.

Escoamento
Estrutura fundamental para o escoamento da produção da CSP, a segunda ponte de acesso ao quebra-mar do Porto do Pecém está prevista para ficar pronta apenas em 2017, segundo previsão da Secretaria de Infraestrutura do Estado do Ceará (Seinfra), concedida ao Diário do Nordeste em maio. Até que a obra seja concluída, o fluxo de cargas da siderúrgica será feito por caminhões menores, que utilizarão a ponte atual.
Também faz parte do pacote de obras para atender à CSP a implantação da rodovia CE-576, conhecida como Rodovia das Placas. A estrada terá oito quilômetro de extensão, ligando a Siderúrgica ao Porto. A Seinfra havia informado que a via deve ser finalizada em setembro ou outubro deste ano, a tempo de atender ao início das exportações das placas de aço


0 comentários:

Postar um comentário