Correios são responsáveis pela logística dos Jogos Olímpicos Rio 2016

Desde o ano passado, a empresa vem realizando a logística dos eventos-testes, inclusive com a montagem da Vila Olímpica

Com a proximidade dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, o trabalho de logística dos eventos se intensifica para que tudo ocorra dentro do planejado. Os Correios são responsáveis por toda a operação logística dos dois megaeventos e trabalham lado a lado com o comitê organizador, principalmente agora, nas etapas finais de um operação que começou a ser definida em 2014. O operador logístico venceu a concorrência internacional e, pela primeira vez na história, um correio público é o encarregado pela tarefa.
Desde o ano passado, os Correios vêm realizando a logística dos eventos-testes dos Jogos Rio 2016, inclusive com a montagem da Vila Olímpica, aprimorando o planejamento e o desempenho e corrigindo eventuais falhas. Ao todo estão sendo movimentados 30 milhões de itens para preparar e montar os palcos por onde passarão quase 15 mil atletas de 206 países, em quatro regiões do Rio de Janeiro, além das demais sedes do futebol, em outros estados.
O operador está armazenando, transportando e distribuindo materiais esportivos, eletrônicos, utensílios, mobiliários e barreiras, entre outros equipamentos. No total serão mais de 17 mil entregas realizadas, 1 milhão de encomendas, 980 mil partes de equipamentos esportivos, 120 mil cadeiras, 30 mil camas, 30 mil colchões, 25 mil mesas, 18 mil sofás, 36 mil bagagens de atletas e 300 quilômetros de barreiras (alambrados), para citar alguns exemplos da complexidade da operação.
Segundo Luiz Fernando Cotrim, diretor de Suprimentos do Comitê Rio 2016, foi necessária a montagem de uma frota de equipamentos e veículos bem diversificada e completa para atender aos diversos tipos de movimentação, que vão desde obstáculos de hipismo até os próprios cavalos que irão competir nos jogos. “É uma oportunidade de mostrar para o mundo o quanto somos capazes de entregar uma operação tão grande e complexa com excelência, desde o planejamento até a dissolução. Para os Correios, tradicionalmente conhecido por serviços postais, é uma oportunidade de mostrar sua capacidade de atender a um planejamento e demanda tão complexos como a dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e poder inserir-se definitivamente no mercado de operadores logísticos no Brasil e em outros países”, diz.
A área de armazenagem dos três centros logísticos — dois localizados em Duque de Caxias e um na Barra da Tijuca — é de 100 mil m², o equivalente a 12 campos de futebol. Mais de 2 mil pessoas estão envolvidas, só na equipe dos Correios, além de 170 caminhões e 2 mil equipamentos de movimentação, entre paleteiras, empilhadeiras, tratores e guindaste.
Segundo Cotrim, pela característica temporária, as constantes mudanças tornam o desafio logístico de todo o evento ainda maior, e flexibilidade é palavra-chave. “Outro grande desafio é a otimização, em função do orçamento restrito, levando a constantes revisões na operação logística para adequações, sem comprometer o nível de serviço com os clientes”, diz. “Do ponto de vista da logística, esperamos um evento sensacional, pois todas nossas entregas vêm sendo cumpridas conforme o planejado. Além disso, nosso Centro de Comando de Logística funcionará 24 horas para atender a qualquer eventualidade”, conta.
Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 se iniciam em 5 de agosto e em 7 de setembro, respectivamente.


0 comentários:

Postar um comentário