Braskem faz investimento de R$ 10 milhões em laboratório no polo de Capuava



A Braskem investiu R$ 10 milhões para implantação de um laboratório de desenvolvimento de tecnologias de processo, localizado no Polo Petroquímico de Capuava, na divisa entre Santo André e Mauá. O espaço começou a ser desenvolvido em 2014, mas somente neste ano chegou à sua capacidade plena de operação, com dez funcionários.
O diretor de inovação e tecnologia da Braskem, Patrick Teyssonneyre, explica que o laboratório é utilizado para a realização de testes que resultem em melhorias e em economia de recursos. “São equipamentos que simulam em escala menor os nossos processos. Com eles, conseguimos pensar em condições de reações diferentes que aumentem a produtividade ou eficiência”, comenta. Entre as possibilidades que podem ser avaliadas está a substituição de matérias-primas em alguns tipos de procedimentos.
Apesar de o laboratório estar sediado na região, o diretor destaca que os resultados produzidos também irão gerar melhorias para os outros polos industriais da Braskem no País, localizados em Camaçari (na Bahia) e em Triunfo (no Rio Grande do Sul). “Estamos fortalecendo a estrutura do Grande ABC, mas, ao mesmo tempo, levando os benefícios a outras unidades”, reforça Teyssonneyre.
A empresa possui mais um laboratório no Interior de São Paulo, que é destinado a estudos envolvendo biotecnologia. Já os centros de inovação e tecnologia estão localizados em Triunfo e em Pittsburgh, nos Estados Unidos. “Esses centros são mais abrangentes em termos de análises, expertise e equipamentos”, resume o porta-voz.

SETOR ACADÊMICO

Teyssonneyre acrescenta que, além das iniciativas internas para fortalecer o trabalho de pesquisa, a Braskem está desenvolvendo parcerias com a UFABC (Universidade Federal do ABC) para fomentar as atividades científicas e a interação com professores e alunos da instituição. O diretor também não detalhou que tipos de projetos podem ser frutos dessa cooperação, já que há um contrato de sigilo que também impede que as informações sejam divulgadas.

Fonte: Log Web

0 comentários:

Postar um comentário