SP-340 é a primeira rodovia do País a ter Ponto a Ponto para todos os motoristas

Sistema está aberto também para caminhões

O Sistema Ponto a Ponto passa a funcionar integralmente a partir da zero hora de sábado para a cobrança de pedágio eletrônico na Rodovia Governador Adhemar Pereira de Barros (SP-340). O anúncio da novidade será feito nesta sexta-feira, 26, no Palácio dos Bandeirantes, pelo governador Geraldo Alckmin. Essa é a terceira rodovia do País a adotar a cobrança por trecho percorrido, mas a primeira aberta à adesão de qualquer motorista - nos outros dois projetos pilotos (SP-360 e SP-75) só podem participar moradores de determinadas áreas cortadas pelas respectivas rodovias. O Sistema também está aberto à adesão de veículos comerciais, novidade no Ponto a Ponto que amplia o modelo mais justo de cobrança para ônibus e caminhões e reduz os custos do transportador.

Na SP-340 a adesão também é voluntária. Serão economicamente beneficiados pela nova forma de cobrança cerca de 1,6 milhões de moradores da Região Metropolitana de Campinas, dos municípios do Circuito das Águas e de cidades vizinhas a essas regiões. O mesmo tag usado nesta rodovia poderá realizar pagamento eletrônico nas demais rodovias do Programa de Concessão do Estado de São Paulo.

Atualmente os motoristas pagam tarifa de R$ 9,50 na praça de pedágio do km 123 da SP-340, em Jaguariúna. Com a adesão ao Ponto a Ponto, o valor nesse ponto passará a ser de R$ 4,75. E entra em operação um pórtico no km 147, em Santo Antônio de Posse, onde haverá cobrança de R$ 4,75. Assim, o motorista que passar pelos dois pontos pagará os mesmos R$ 9,50, mas aquele que passar por apenas um deles - como é o caso de maioria dos moradores da região - desembolsará 50% menos. Em até dois anos haverá a instalação de outros pórticos na rodovia, o que reduzirá ainda mais o valor por trecho percorrido. A adesão é voluntária, mas o usuário que não se cadastrar continuará pagando tarifa cheia na praça de pedágio (e não será cobrado ao passar pelo pórtico).

Os motoristas interessados em aderir ao Ponto a Ponto da SP-340 devem instalar no veículo um tag (chip eletrônico) de qualquer uma das três operadoras de pedágio eletrônico que atuam no Estado de São Paulo (Sem Parar, DBTrans e ConectCar) e solicitar que a cobrança também seja feita pelo Sistema Ponto a Ponto na SP-340. Algumas empresas farão promoções especiais em seus planos para os usuários que aderirem ao Sistema Ponto a Ponto. Quem já tem o tag de qualquer uma das operadoras, basta entrar em contato com a empresa e pedir a adesão ao Ponto a Ponto, sem nenhum custo adicional e sem necessidade de uma nova instalação. Assim, quando o usuário estiver na SP 340, o tag será lido pelo Sistema Ponto a Ponto e a cobrança será feita por trecho percorrido (na praça e no pórtico). Os motoristas que não aderirem ao Sistema e tiverem o tag serão cobrados pela tarifa cheia apenas ao passar pela praça de pedágio, nesse caso R$ 9,50.

O Sistema Ponto a Ponto na SP-340 fará a leitura tanto dos tag com frequência 5,8 Ghz (mais antigos) quanto dos atuais (915Mhz). As operadoras que ainda mantém nos veículos de seus clientes os modelos 5,8 Ghz têm até dezembro de 2014 para realizar a troca do equipamento.

Cadastrados de Jaguariúna. Desde janeiro deste ano, os moradores de Jaguariúna cadastrados na concessionária Renovias já pagam tarifa com 50% de desconto na praça de pedágio de Jaguariúna: de R$ 9,50 para R$ 4,75. Para isso instalaram o tag de uma das operadoras de pedágio eletrônico, que é lido ao passar pelas cabines automáticas naquele ponto. Quem não se cadastrou continuou pagando R$ 9,50. Atualmente estão cadastrados 9.102 motoristas.

Esses usuários migrarão automaticamente para o Sistema Ponto a Ponto (pagando R$ 4,75 na praça e R$ 4,75 no pórtico do km 147, em Santo Antônio de Posse). Aqueles que não quiserem participar da nova modalidade terão 15 dias úteis para comunicar a operadora via 0800 ou email. Nesse caso, voltarão a pagar R$ 9,50 na praça de pedágio e não pagarão nada ao ultrapassar o pórtico.


Fonte: Frotacia.com.br

0 comentários:

Postar um comentário