Sistema está aberto também para caminhões
O Sistema Ponto a Ponto passa a funcionar integralmente a partir
da zero hora de sábado para a cobrança de pedágio eletrônico na Rodovia
Governador Adhemar Pereira de Barros (SP-340). O anúncio da novidade
será feito nesta sexta-feira, 26, no Palácio dos Bandeirantes, pelo
governador Geraldo Alckmin. Essa é a terceira rodovia do País a adotar a
cobrança por trecho percorrido, mas a primeira aberta à adesão de
qualquer motorista - nos outros dois projetos pilotos (SP-360 e SP-75)
só podem participar moradores de determinadas áreas cortadas pelas
respectivas rodovias. O Sistema também está aberto à adesão de veículos
comerciais, novidade no Ponto a Ponto que amplia o modelo mais justo de
cobrança para ônibus e caminhões e reduz os custos do transportador.
Na
SP-340 a adesão também é voluntária. Serão economicamente beneficiados
pela nova forma de cobrança cerca de 1,6 milhões de moradores da Região
Metropolitana de Campinas, dos municípios do Circuito das Águas e de
cidades vizinhas a essas regiões. O mesmo tag usado nesta rodovia poderá
realizar pagamento eletrônico nas demais rodovias do Programa de
Concessão do Estado de São Paulo.
Atualmente os motoristas pagam
tarifa de R$ 9,50 na praça de pedágio do km 123 da SP-340, em
Jaguariúna. Com a adesão ao Ponto a Ponto, o valor nesse ponto passará a
ser de R$ 4,75. E entra em operação um pórtico no km 147, em Santo
Antônio de Posse, onde haverá cobrança de R$ 4,75. Assim, o motorista
que passar pelos dois pontos pagará os mesmos R$ 9,50, mas aquele que
passar por apenas um deles - como é o caso de maioria dos moradores da
região - desembolsará 50% menos. Em até dois anos haverá a instalação de
outros pórticos na rodovia, o que reduzirá ainda mais o valor por
trecho percorrido. A adesão é voluntária, mas o usuário que não se
cadastrar continuará pagando tarifa cheia na praça de pedágio (e não
será cobrado ao passar pelo pórtico).
Os motoristas interessados
em aderir ao Ponto a Ponto da SP-340 devem instalar no veículo um tag
(chip eletrônico) de qualquer uma das três operadoras de pedágio
eletrônico que atuam no Estado de São Paulo (Sem Parar, DBTrans e
ConectCar) e solicitar que a cobrança também seja feita pelo Sistema
Ponto a Ponto na SP-340. Algumas empresas farão promoções especiais em
seus planos para os usuários que aderirem ao Sistema Ponto a Ponto. Quem
já tem o tag de qualquer uma das operadoras, basta entrar em contato
com a empresa e pedir a adesão ao Ponto a Ponto, sem nenhum custo
adicional e sem necessidade de uma nova instalação. Assim, quando o
usuário estiver na SP 340, o tag será lido pelo Sistema Ponto a Ponto e a
cobrança será feita por trecho percorrido (na praça e no pórtico). Os
motoristas que não aderirem ao Sistema e tiverem o tag serão cobrados
pela tarifa cheia apenas ao passar pela praça de pedágio, nesse caso R$
9,50.
O Sistema Ponto a Ponto na SP-340 fará a leitura tanto dos
tag com frequência 5,8 Ghz (mais antigos) quanto dos atuais (915Mhz). As
operadoras que ainda mantém nos veículos de seus clientes os modelos
5,8 Ghz têm até dezembro de 2014 para realizar a troca do equipamento.
Cadastrados
de Jaguariúna. Desde janeiro deste ano, os moradores de Jaguariúna
cadastrados na concessionária Renovias já pagam tarifa com 50% de
desconto na praça de pedágio de Jaguariúna: de R$ 9,50 para R$ 4,75.
Para isso instalaram o tag de uma das operadoras de pedágio eletrônico,
que é lido ao passar pelas cabines automáticas naquele ponto. Quem não
se cadastrou continuou pagando R$ 9,50. Atualmente estão cadastrados
9.102 motoristas.
Esses usuários migrarão automaticamente para o
Sistema Ponto a Ponto (pagando R$ 4,75 na praça e R$ 4,75 no pórtico do
km 147, em Santo Antônio de Posse). Aqueles que não quiserem participar
da nova modalidade terão 15 dias úteis para comunicar a operadora via
0800 ou email. Nesse caso, voltarão a pagar R$ 9,50 na praça de pedágio e
não pagarão nada ao ultrapassar o pórtico.
Fonte: Frotacia.com.br
SP-340 é a primeira rodovia do País a ter Ponto a Ponto para todos os motoristas
Postado por
EQUIPE INFOLOGIS
/ terça-feira, julho 30, 2013 /
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