Empresa movimenta 800 carretas por mês operando em conjunto com nove
transportadoras para a distribuição de cosméticos em todo o Brasil. Nos
últimos três anos, a empresa investiu R$ 7 milhões na cadeia de
suprimentos e logística...
A reportagem do Portal Transporta Brasil conversou com Arthur Pinho, gerente nacional de Transportes da L’Oréal Brasil,
sobre o impacto das operações de logística e transportes na
competitividade da multinacional no País, levando em conta as questões
peculiares para o procedimento no Brasil e a necessidade de adaptação as
mudanças de legislação e mobilidade.
Confira na íntegra a entrevista:
Portal Transporta Brasil – Como a logística ajuda a empresa a se diferenciar no mercado e ganhar produtividade?
Arthur Pinho - A logística tem papel fundamental na
estratégia da empresa que visa o melhor atendimento, buscando entregas
em menor tempo, qualidade e proximidade do cliente. Para isso,
trabalhamos para que a apresentação dos nossos produtos, a agilidade das
nossas entregas e o nosso custo logístico se configurem como vantagem
competitiva no negócio.
Portal Transporta Brasil – Como é feita a distribuição
dos produtos aos pontos de venda? Qual é o tamanho da frota responsável
por esta operação, nas transportadoras contratadas?
Arthur Pinho - Expedimos em média 800 carretas
fechadas por mês. Cerca de 25% desse número são cargas diretas para
grandes clientes em todo o Brasil. Os demais carros são destinados a
nove transportadoras responsáveis pela distribuição fracionada em todo
território nacional. Esses parceiros são responsáveis por triar a carga e
distribuí-las de maneira eficiente pela sua zona de atuação,
respeitando os padrões de qualidade e o lead time acordado. Procuramos
otimizar o máximo possível os pedidos visando tanto à qualidade da
entrega para o cliente quanto à melhoria do desempenho do
transportador. Acreditamos que a longevidade das parcerias com nossos
fornecedores é o segredo para melhorar cada vez mais o serviço prestado a
nossos clientes.
Portal Transporta Brasil – Qual é o tamanho da produção da L’Oréal no Brasil?
Arthur Pinho - A L’Oréal Brasil conta com duas
fábricas no país, uma no Rio de Janeiro e outra em São Paulo, que
movimentam mais de 400 milhões de unidades de produtos.
Portal Transporta Brasil – Quanto a L’Oréal investiu em processos logísticos e de transporte nos últimos anos?
Arthur Pinho - Temos investimentos nas diferentes
áreas de Supply. Estamos em um processo de forte otimização, com
investimentos de capital de mais de R$ 7 milhões nos últimos 3 anos,
além do grande foco em capital humano. Para desenvolvimento técnico e
gerencial, contamos com um processo de injeção de talentos e um programa
de cursos locais e internacionais. Nossos parceiros logísticos também
vêm investindo em aumento das frotas e armazenagem.
Portal Transporta Brasil – Qual é a importância do custo de transporte e logística para a empresa?
Arthur Pinho - Na L’Oréal trabalhamos sempre com o
pensamento em negócio sustentável, ou seja, cada Real economizado por
meio da otimização das operações é revertido em investimento no
mercado e na expansão de nosso negócio. Para equilibrar nosso custo,
buscamos sempre projetos que otimizem o trabalho da empresa e o de
nossos fornecedores. Acreditamos que a área Supply Chain realmente
integrada, internamente e mesmo com parceiros e clientes, traz
efetivamente a melhor equação financeira.
Portal Transporta Brasil – O Brasil é complicado para a
distribuição de produtos e para a logística, devido a fatores como a
dimensão continental, a dificuldade de mobilidade nos grandes centros
urbanos e o roubo de cargas. Como a L’Oréal se previne contra estes
fatores e como gerencia os riscos?
Arthur Pinho - Realmente, do ponto de vista de
transporte, a logística de movimentação no Brasil é muito desafiadora.
Nós, além das práticas comuns do mercado como movimentação de cargas
seguradas e exigência de tracking para os parceiros, procuramos tomar
alguns cuidados extras com relação a segurança e desempenho de nossas
entregas. Do ponto de vista de segurança, por exemplo, fazemos uso de
escolta, dependendo do valor das cargas transportadas. Do ponto de vista
de desempenho, implementamos o Prêmio de Excelência em Transportes
pelo qual mensuramos o desempenho nas entregas e a qualidade das
informações passada pelos fornecedores. Além disso, é importante frisar
que, para alguns parceiros, já temos acordados incentivos financeiros
com relação a performance de entrega.
Portal Transporta Brasil – Com a nova
Lei do Motorista (12.619), os lead times das viagens de longa distância
vão aumentar e os prazos de recebimento de produtos deverão ser
revistos. A L’Oréal já contingenciou esta questão? Como as
transportadoras que prestam serviços para a empresa estão reagindo?
Arthur Pinho - De fato, a lei naturalmente aumenta
os Lead Times das operações de entrega. No curto prazo, não existe muita
reação dado que somos a favor de 100% de cumprimento imediato aos
requisitos legais. De qualquer forma, no médio e no longo prazo devemos
buscar otimizações de forma a minimizar esse impacto sem deixar de
cumprir a lei. Essas otimizações podem vir de revisões de fluxos,
modais, ou até mesmo de políticas comerciais com os clientes, e os
fornecedores que se apresentarem como fonte de ideias e que construírem
esses processos conosco, certamente largarão na frente em termos de
parceria.
Portal Transporta Brasil – Quantos colaboradores estão envolvidos nos processos logísticos internos da empresa?
Arthur Pinho - Considerando a área de Supply Chain, temos mais de 200 funcionários próprios tanto na operação quanto na sede da empresa.
Entre as diferentes áreas de Supply Chain, relacionamento com
clientes, gestão de demanda e mesmo toda parte de distribuição física,
temos mais de 250 funcionários atendendo os diferentes segmentos do
nosso negócio, desde produtos para grande púbico, marcas especializadas
em dermo-cosméticos e até mesmo produtos para salões de beleza e canais
de luxo.
Portal Transporta Brasil – Que
resultados o prêmio que destaca os melhores, realizado anualmente pela
L’Oréal, traz para as melhorias de performance na logística?
Arthur Pinho - O Prêmio de Excelência em Transportes
tem resultados interessantes. O primeiro é a mobilização dos parceiros
frente a um objetivo que deixa de ser somente o do dia a dia e que
passa a ser tangível por meio de uma premiação. O segundo é a avaliação
que a empresa realiza dos parceiros, que contribui muito em tomadas de
decisões estratégicas. Cabe ressaltar também que a influência da
premiação, na maioria dos casos, é muito positiva e contribui para a
motivação dos colaboradores das empresas parceiras.
Portal Transporta Brasil – Qual foi o faturamento da L’Oréal no Brasil em 2011? Quanto disso foi investido no país?
Arthur Pinho - O Grupo L’Oréal obteve faturamento
recorde em 2011, com crescimento de 5,1%, em dados comparáveis com o ano
anterior, alcançando o valor de 20,3 bilhões de euros. E o Brasil segue
com sólida tendência de crescimento (+10,1%), tendo sido um dos
responsáveis pelo avanço do Grupo na América Latina.
Portal Transporta Brasil – Qual é a importância do mercado brasileiro para a L’Oréal?
Arthur Pinho - O Brasil é uma fonte inesgotável de
inspiração pela riqueza de sua diversidade e cultura, além de ser um dos
mercados mundiais mais fortes em crescimento, com potencial excepcional
de desenvolvimento para a L’Oréal. O país também é o terceiro mais
importante mercado cosmético e de produtos capilares do mundo, o que o
torna fundamental para que a L’Oréal atinja o objetivo de conquistar um
bilhão de novos consumidores.
Além disso, a L’Oréal vai implantar na Ilha de Bom Jesus, área
vizinha ao Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro
(UFRJ), um Centro de Pesquisa & Inovação multimetier, com
investimentos de aproximadamente R$ 70 milhões (ou cerca de 28 milhões
de euros). O Centro, que irá atender toda a América Latina, será um polo
de desenvolvimento de produtos das mais diversas categorias, como pele,
cabelos e maquiagens, e deve gerar 150 empregos diretos até 2015.
Fonte: Portal Transporta Brasil
Fonte: Portal Transporta Brasil
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