Mudanças no setor aéreo do Estado de São Paulo

Cinco aeroportos serão concessionados, enquanto aeroporto de Bauru passa a ser administrado pelo município


O Governo do Estado, por meio do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), órgão que administra 27 aeroportos no estado, iniciou, neste mês de julho, o processo de concessão de cinco aeroportos. Os aeródromos que passarão à iniciativa privada são Campos dos Amarais (Campinas), Comandante Rolim Adolfo Amaro (Jundiaí), Artur Siqueira (Bragança Paulista), Gastão Madeira (Ubatuba) e Antônio Ribeiro Nogueira Jr. (Itanhaém).

A concessão administrativa destes terminais foi autorizada pelo Programa Estadual de Desestatização (PED), que visa à privatização de empresas estatais. O projeto foi realizado pelo Departamento Aeroviário do estado e encaminhado à Secretaria de Aviação Civil para anuência do órgão.

O Daesp prevê que as audiências públicas e licitação para a concessão administrativa dos cinco aeroportos ocorram ainda neste segundo semestre. A concessão terá prazo de validade de 30 anos. A concessionária que ficará responsável pela administração destes aeroportos responderá por sua manutenção e operação perante a Aeronáutica.

Para o superintendente do Daesp, Ricardo Volpi, a concessão trará mais investimentos para estes aeroportos de uma forma mais dinâmica e irá melhorar, ainda mais, a infraestrutura de cada um.

Municipalização

Já na última quinta-feira, 25 de julho, o governador Geraldo Alckmin assinou o convênio para transferência da administração do aeroporto de Bauru à prefeitura. Agora, o documento será encaminhado para a Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República para anuência do órgão. Com a municipalização, a Prefeitura de Bauru será responsável pela manutenção e operação do aeródromo.

O Daesp, que administrava o terminal desde 1981, coordenará todo o processo de transição. Nesse período, serão feitos os inventários dos bens (móveis e utensílios) e equipamentos e pagos todos os contratos comerciais e administrativos de serviços, como vigilância e limpeza para a Prefeitura.

Os contratos das áreas comerciais concedidas para atividades aeronáuticas serão ampliados, respeitando os termos acordados na época das assinaturas. Por fim, após a execução dessas providências, será assinado o Termo de Entrega e Recebimento do aeroporto ao município.

Fonte: Tecnologística .com.br

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