Movimentação de cargas no Porto de Fortaleza cresce 12%


A movimentação de cargas pelo Porto de Fortaleza neste 1° semestre de 2013 cresceu 12% em relação ao mesmo período do ano passado. Ao todo, foram movimentadas2.390.325 toneladas de carga – 262.305 toneladas a mais que em 2012. Os derivados de petróleo continuam liderando a pauta, no sentido de importação. Contudo, o principal destaque da temporada foi a movimentação de arroz em contêiner, por cabotagem, que sozinha cresceu 55% no período em análise. A movimentação de contêiner como um todo cresceu 37% no período, registrando 41.021 TEUS.
Todas as categorias cresceram no acumulado do semestre: carga geral aumentou 22,76%, granel líquido cresceu 11,15% e granel sólido incrementou 7,66% em relação ao primeiro semestre de 2012. No volume total em toneladas, a maior movimentação foi de granel líquido (54%), seguida por granel sólido (26%) e carga geral (20%). “Somos um porto majoritariamente importador e quase tudo que se movimentou no Porto de Fortaleza  foi para o consumo da própria cidade”, destacou Mário Jorge, diretor de Infraestrutura e Gestão Portuária da Companhia Docas do Ceará (CDC).
Analisando a pauta de importação é possível encontrar o trigo (para a produção de massas e biscoitos), combustível (para consumo dos veículos), gás de cozinha (para consumo em residências e indústrias), querosene de aviação (para consumo da frota aérea), produtos cerâmicos (para utilização na construção civil) e bobinas de papel (para impressão dos jornais locais). Diferente destes, destaque para geradores e pás eólicas – que são cargas de projeto destinadas aos parques eólicos do Ceará e do Rio Grande do Norte.
Na pauta de exportação os destaques são as frutas, sendo a banana e a manga os itens de maior movimentação. “Os Portos do Ceará tem tradição e liderança na exportação de frutas, que são produzidas não só nos perímetros irrigados do nosso Estado, mas também vêm de caminhão para exportar pelo Porto de Fortaleza frutas produzidas na Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Piauí. Temos vantagem competitiva pela proximidade com a Europa”, ressaltou Mário Jorge.

Fonte: logweb.com.br

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