Sistema ponto a ponto funcionará em SP em julho
O governo federal firmou uma parceria com o Estado de São Paulo
para levar a tecnologia de pagamento eletrônico de pedágio das rodovias
paulistas a todo o país.
A reunião foi realizada na semana
passada (11/07) em São Paulo. O objetivo é que haja um sistema unificado
de pagamento em todas as estradas nacionais e que ele seja usado também
no rastreamento de cargas em ferrovias, portos e aeroportos.
O
sistema de pagamento eletrônico de pedágio funciona hoje graças ao “tag”
que fica dentro dos veículos. Ele é captado por antenas assim que passa
pelas praças de cobrança por meio de radiofrequência, com a tecnologia
RFID 915 mhz.
Essa mesma tecnologia, de acordo com a intenção da
Empresa de Planejamento e Logística (EPL), poderá ser usada nas rodovias
de todo o país – tanto nas praças de pedágio como no futuro, por meio
do sistema ponto a ponto.
“Nós vamos pegar essa tecnologia para
pedágio automático e compartilhar essa experiência com a EPL para usar o
mesmo padrão no resto no Brasil”, diz Giovanni Pengue Filho, assessor
de projetos especiais da Artesp.
Esse sistema prevê que o usuário
pague pedágio conforme vá passando por postes instalados ao longo da
rodovia, que captam o tag do carro.
O mecanismo é considerado
mais justo do que as praças de cobrança, já que cobra apenas a distância
percorrida pelo veículo. Quanto mais usar a rodovia, mais alta fica a
tarifa.
O sistema ponto a ponto começa em São Paulo
definitivamente em julho, na concessionária Renovias, quando os usuários
com o tag poderão escolher entre o pagamento via postes ou via praças
de cobrança.
Ainda não há prazo para instalação desse sistema em
todo o Brasil. O que mais dificulta é o fato de que poucos veículos no
país têm o tag atualmente.
Segundo Pengue Filho, hoje 55% dos
veículos que passam por praças pedágio usam o tag. Segundo ele, quando
esse número chegar a 80%, a implantação do sistema ponto a ponto se
torna viável.
A transição do mecanismo de cobrança pode ser
encurtada pelo projeto Sistema Nacional de Identificação Automática de
Veículos (Siniav), que prevê que os tags de rastreamento de veículos
sejam instalado já nas fábricas.
Com isso, não será mais
necessário que o motorista faça a aquisição de um tag. Apesar disso,
ainda será necessário escolher uma operadora do sistema de pagamento.
Hoje, estão autorizadas a funcionar em São Paulo a Sem Parar, Auto
Expresso e ConectCar.
Além disso, o governo estuda aplicar a
mesma tecnologia em outro programa, o Brasil ID. Ele prevê o
rastreamento de produtos que saem de fábrica. Entre os benefícios do
projeto, diz Pengue Filho, está a redução de fraudes fiscais e de roubos
nas rodovias. Outro é o estudo do roteiro logístico da carga e a
possível economia com mudanças de traçad
Fonte: Frotacia.com.br
Governo planeja sistema único de pedágio no país
Postado por
EQUIPE INFOLOGIS
/ quinta-feira, julho 18, 2013 /
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