A VLI, subsidiária da Vale no segmento de transporte de carga geral,
receberá um aporte de R$ 2 bilhões em seu caixa com a entrada de três
sócios. O nome dos novos parceiros serão conhecidos no dia 31, após o
conselho de administração da mineradora aprovar a operação.
"Vamos aportar R$ 2 bilhões na VLI sob a forma de investimento primário
(do total arrecadado). Qualquer outro valor que for apurado vai para o
caixa da Vale, que estará vendendo suas ações", revelou o diretor
executivo de Logística e Pesquisa Mineral da Vale, Humberto Freitas, em
entrevista ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência
Estado.
Criada em setembro de 2010, a VLI atraiu 12 grupos para a disputa, sendo
dois estrangeiros. A venda da subsidiária de transporte de carga geral
faz parte da estratégia de desinvestimento da companhia para centrar
esforços em seu negócio principal: minério de ferro, níquel, cobre,
carvão e fertilizantes.
De acordo com Freitas, entretanto, a Vale não reduzirá sua fatia a menos
de 30%. O executivo evita estimar o valor total do negócio, embora o
conjunto de ativos da VLI sugira que deva ir muito além de R$ 2 bilhões.
O portfólio de ativos logísticos transferido pela Vale à empresa inclui
a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), a ferrovia Norte-Sul e o Terminal
Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam, no Porto de Santos).
Para este último, a VLI espera receber a licença ambiental que permitirá
a implantação de três novos berços de atracação até 2017. As novas
estruturas permitirão que ele passe a exportar açúcar e grãos, além da
atual importação de fertilizantes. A operação de um berço do porto
público de Itaqui, no Maranhão, também está sendo passada à VLI, que
movimentará produtos como grãos, ferro-gusa e concentrado de cobre no
local.
A companhia tem ainda uma rede de quatro "terminais integradores" -
Araguari, Pirapora, Ouro Preto (todos em MG) e Palmeirante (TO). Segundo
Freitas, outros seis terminais serão construídos nos próximos anos - o
primeiro deles será inaugurado em agosto, em Belo Horizonte.
Há ainda contratos firmados este ano com a Vale para garantir o uso pela
VLI de concessões logísticas mantidas pela mineradora. O prazo médio
dos contratos é de 25 anos.
Hoje, a VLI tem desenhado um plano de investimento de R$ 9 bilhões até 2017. O orçamento para 2013 deve chegar a R$ 1,35 bilhão.
Fonte: portalntc.org.br
Empresa de logística da Vale recebe aporte de R$ 2 bilhões
Postado por
EQUIPE INFOLOGIS
/ domingo, julho 21, 2013 /
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