A Companhia Docas do Estado de São Paulo
(Codesp) abriu ontem, dia 23 de julho, o certame licitatório para
contratar obras de reforma e ampliação das instalações da antiga Ponte
de Inspeção Naval, na Ponta da Praia, na Avenida Saldanha da Gama, que
abrigará o Centro de Controle do Sistema de Monitoramento de Tráfego de
Embarcações (Vessel Traffic Management Information System – VTMIS).
O edital da reforma prevê investimentos
de R$ 900 mil, com prazo de execução de dez meses, a partir da
assinatura do contrato. A abertura das propostas está agendada para o
próximo dia 9 de agosto. Já a aquisição e implementação do VTMIS
encontra-se em licitação, com previsão para recebimento das propostas
para o dia 10 de setembro.
O diretor-presidente da Codesp, Renato
Barco, diz que o VTMIS possibilitará o monitoramento e gerenciamento, em
tempo real, do fluxo de embarcações no canal de navegação e nas áreas
de fundeio do Porto de Santos, obtendo informações para o tráfego dentro
do canal de navegação, que servirão, também, para controle de questões
ambientais e apoio em situações de emergência.
O sistema
O Centro de Controle do VTMIS contará com
uma antena VHF para comunicação com as embarcações e receberá dados dos
pontos de monitoramento, de uma estação meteorológica e de um
marégrafo. Os pontos de monitoramento serão instalados na Ilha da Moela,
na Ponta de Itaipu, na região de Conceiçãozinha e na Ilha do Barnabé.
Estas áreas foram escolhidas por oferecerem segurança aos equipamentos e
possibilitarem cobertura de todo o estuário, que se estende desde o
local de fundeio das embarcações até o Terminal Marítimo da Usiminas.
Cada ponto possuirá um radar, câmera
inteligente e um transponder AIS (Automatic Identification System),
sistema de identificação automática para a coleta de dados. O
transponder receberá os sinais enviados pelos navios. Por meio desse
sinal, a central visualiza a posição, a velocidade e o número de
registro do navio em uma carta de navegação eletrônica, exibida em um
monitor – seu movimento é acompanhado em tempo real. Devido a maior
parte das pequenas embarcações não emitirem sinais de transponder, a
tarefa do radar será identificá-las, até o limite de comprimento de 1,5
metro. A câmera inteligente apontará automaticamente para o alvo
localizado pelo radar. Esses recursos serão integrados à gestão de
segurança da Supervia Eletrônica de Dados e ISPS Code.
Já a estação meteorológica servirá para
monitoramento de intempéries e o marégrafo para identificar os
movimentos de preamar (maré alta) e baixa-mar no canal.
O VTMIS faz parte do Projeto de
Inteligência Logística Portuária da Secretaria de Portos (SEP),
juntamente com o Porto Sem Papel (PSP) e Porto 24 horas, ambos em
funcionamento.
Benefícios
A obtenção de dados ambientais
(meteorológicos e oceanográficos) é um dos benefícios a ser gerado pelo
VTMIS, permitindo à Codesp um melhor estudo dos efeitos de suas
atividades no meio ambiente da região. O projeto prevê a implantação de
uma rede de sensores ambientais com esse objetivo.
O serviço de controle de tráfego
contribui, também, para a salvaguarda da vida humana no mar. Além disso
propiciará o acompanhamento, em tempo real, do movimento dos navios nas
áreas de fundeio, assim como suas manobras no canal de navegação do
porto, gerando informações que permitirão estudos e análises de caráter
logístico, estratégico, tático, mercadológico e operacional, que
resultarão em economia de tempo e de recursos nas operações portuárias,
proporcionando reflexos diretos e indiretos no custo das operações
portuárias e na cadeia logística.
O VTMIS contará, ainda, com um subsistema
meteorológico que cumprirá duas funções principais. A primeira é
assegurar a operação portuária em condições normais e seguras, medindo
em tempo real as variáveis climáticas, tais como visibilidade,
temperatura, velocidade/direção do vento e pluviosidade. A segunda diz
respeito à calibração automática dos instrumentos de radar, que têm seus
sensores de processamento de sinais interligados com os sensores de
velocidade do vento e pluviosidade, a fim de procurar fazer tratamento
na imagem de radar gerada na tela dos operadores de tráfego. Diante de
uma chuva muito forte, o radar sofre muita interferência das gotículas
de chuva, tendo sua leitura comprometida.
Já o principal objetivo do subsistema
oceanográfico do VTMIS é monitorar as condições oceanográficas do Porto
de Santos, a fim de garantir a segurança das manobras de entrada e saída
dos navios, pelo canal de entrada da Barra, e a proteção ambiental do
complexo portuário. A altura das marés será registrada em tempo real e
comparada, imediatamente, com o calado de cada navio, de acordo com
informações da própria embarcação, para que a operação portuária seja
completada sem riscos à segurança da navegação.
Fonte: Tecnologística.com.br
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