EAS lança ao mar o segundo navio da Transpetro no Nordeste

A Transpetro e o Estaleiro Atlântico Sul (EAS) lançaram ao mar o navio Zumbi dos Palmares, embarcação com capacidade de transportar um milhão de barris de petróleo e que deve entrar em operação no primeiro trimestre de 2013. É o segundo navio entregue pelo EAS para o Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef), da Transpetro. No total, a Transpetro encomendou 22 navios ao EAS por cerca de R$ 7 bilhões.
Imagem do navio ainda em construção. Concluído em outubro/2012.
Parte desses contratos chegou a estar temporariamente suspensa. Na penúltima semana, porém, a Transpetro autorizou o estaleiro a retomar a construção de 4 dos 16 navios suezmax que estavam suspensos. Mas ainda falta resolver a situação de 12 embarcações em torno das quais há negociações em curso. O EAS enfrentou atrasos na construção dos navios e foi multado pela Transpetro. Em média, o Promef está atrasado cerca de dois anos no estaleiro pernambucano.

Segundo nota divulgada pela Transpetro, será lançado mais um navio do programa, o Anita Garibaldi, pelo estaleiro Mauá, do Rio. Até o momento o Mauá já entregou dois navios do Promef que estão em operação: o Celso Furtado e o Sérgio Buarque de Holanda. O Anita Garibaldi será, portanto, o terceiro navio a ser entregue pelo estaleiro de Niterói. Trata-se de um navio tipo panamax.

No total, o Promef, cuja primeira versão já tem quase dez anos, inclui a encomenda de 49 embarcações para transporte de petróleo e derivados, de diferentes portes, a quatro estaleiros de Pernambuco e do Rio. Os investimentos totais no programa alcançam R$ 10,8 bilhões.

Além das encomendas feitas ao EAS (22 navios) e ao Mauá (16), a Transpetro tem contratos para construção de oito navios gaseiros com o estaleiro Promar- STX, projeto em implantação na vizinhança do EAS, e de três embarcações para transporte de bunker com o Superpesa, do Rio. No caso da Superpesa, o estaleiro poderia repassar o contrato para outra empresa, segundo fontes do setor.

Fonte: Valor Econômico via Logweb

0 comentários:

Postar um comentário