Pesquisa inédita calculou que gargalos consomem 12% do PIB. Para as empresas americanas, custo logístico é de 8%.
A
vida útil de um caminhão no Brasil é de cerca de 13 anos. Seria de 20,
se o mesmo veículo rodasse nos Estados Unidos. Más condições das
estradas, porém, é só um dos fatores que encarecem a logística no
Brasil.
Uma pesquisa inédita da Fundação Dom
Cabral calculou quanto custam para as empresas os nossos conhecidos
gargalos: 12% do PIB. Para as empresas americanas, o custo logístico é
de 8% do PIB, o que significa dizer que, se o Brasil tivesse a
eficiência dos Estados Unidos, economizaria, todos os anos, US$ 83,2
bilhões.
“No Brasil, acontece o seguinte fato: o consumidor paga por essa
ineficiência, ou a empresa vê as suas margens caindo, ou o produtor
paga. De todo jeito, o país perde em competitividade”, diz Paulo
Resende, diretor executivo de desenvolvimento e pós-graduação da
Fundação.
Comparando o custo para exportar um
contêiner, incluindo a preparação de documentos e o transporte em si, o
Brasil aparece mal posicionado, inclusive quando comparado aos outros
emergentes.
Custo de exportação de contêiner/país:
Cingapura: US$ 456
China: US$ 500
Índia: US$ 1.055
Brasil: US$ 1.790
“O Brasil nunca manteve o nível de investimento comparado com esses
países, por isso que a gente perde em eficiência”, afirma Resende.
Em São Paulo, as carretas foram proibidas de circular durante o dia.
Para diminuir o custo, a empresa de logística aposta em um caminhão que
vale por três. Na frente, vêm os produtos congelados, temperatura abaixo
de zero. No recheio do caminhão, vêm os alimentos que podem viajar
refrigerados, a 1,5°C. Atrás, na parte traseira do caminhão, vêm os
produtos secos, na temperatura ambiente.
“A economia é em torno de 30%, porque nós conseguimos, com esse tipo de
veículo, trazer todos os produtos que um restaurante necessita de uma
só vez”, afirma Ives Uliana, diretor de operações da Martin Browner.
Criatividade é a saída para contornar o problema. Uma empresa de bens
de consumo tem um departamento inteiro para pensar em soluções
logísticas. No último ano, tiraram de circulação 300 caminhões. Fizeram
parcerias para que as carretas não viajem vazias. “Logística é uma
questão super importante para uma empresa de bens de consumo, porque,
preocupado com justamente atender bem nossos consumidores e clientes, a
gente tem que chegar bem até eles”, explica Marcelo Bueno Pimenta,
diretor de logística da Unilever Brasil.
Link para matéria no site do Jornal da Globo: http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2012/10/ineficiencia-de-logistica-custa-mais-de-us-80-bilhoes-por-ano-no-brasil.html
Fonte: Jornal da Globo via Modais.com
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