Paranaguá anuncia as obras do cais leste

Extensão do cais de atracação será de 315 metros, permitindo ancoragem dos maiores navios de carga do mundo. 
O TCP - Terminal de Contêineres de Paranaguá, um dos maiores terminais portuários de contêineres do Brasil - realizou, nesta segunda-feira, a cravação da primeira estaca da obra de construção da extensão do cais leste de Paranaguá. O projeto faz parte de um dos maiores investimentos privados do setor portuário no Brasil, que vem sendo implantado pelo TCP desde 2011 e que consumirá recursos de mais de R$ 300 milhões até o final de 2013.
A ampliação do cais de atracação do TCP, que ganhará mais 315 metros, permitirá ao Terminal receber os maiores navios de contêineres que operam no comércio internacional, aumentando a capacidade do Terminal dos atuais 1,2 milhão de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) para 1,5 milhão de TEUs/ano, até o final de 2013, quando as obras serão concluídas. "Estamos ao mesmo tempo modernizando e ampliando a capacidade do TCP para atender as novas demandas do mercado, reduzindo custos para a cadeia produtiva através de ganhos de produtividade e escala", afirma Juarez Moraes e Silva, diretor Superintendente do Terminal.
Ele explica que os navios de transporte de contêineres estão cada vez maiores em comprimento e largura, o que exige uma adequação dos terminais para recebê-los. "Além do espaço no cais de atracação, também são necessários equipamentos modernos para isso, com maior alcance, como os que o TCP implantou recentemente e que também serão implantados no novo cais". Moraes e Silva destaca, ainda, que Paranaguá é um dos poucos portos do centro-sul do Brasil que tem condições de receber esses grandes navios de carga. "Nossa baía é privilegiada e vamos usar isso como mais um diferencial competitivo".
Pacote de Investimentos
A construção do novo cais de atracação do TCP está inserida em um amplo projeto de expansão e modernização  do Terminal, que vem sendo executado desde o ano passado. Em 2011 o TCP, que até então tinha capacidade de movimentação de 800 mil TEUs/ano, investiu R$ 51 milhões em novos equipamentos que entraram em operação em março de 2012, como dois portêineres Post Panamax da marca Liebherr, seis transtêineres e nove caminhões. "Com isso, nossa capacidade atingiu 1,2 milhão de TEUs/ano", informa Moraes e Silva.
Até o final de 2013 estão previstos recursos de aproximadamente R$ 140 milhões nas obras do novo cais e mais R$ 110 milhões na aquisição de equipamentos para o novo píer, como quatro portêineres Super Post Panamax, seis transtêineres e 12 caminhões. Além disso, o TCP também tem investido fortemente em melhoria de atendimento aos clientes, treinamento e capacitação de pessoal e tecnologia de informação.
"Esses investimentos tem por objetivo equiparar o TCP aos melhores terminais de contêineres internacionais, oferecendo para exportadores e importadores mais eficiência, além de garantir o atendimento da demanda pelos próximos dez anos", afirma Luiz Antonio Alves, CEO do TCP. Ele destaca que, entre as várias iniciativas do Terminal nesse sentido, está a recente implantação de um sistema de agendamento que acaba com as eventuais filas de caminhões e a implantação de um SAC para suporte aos clientes, garantindo que 98% dos quatro mil atendimentos mensais feitos pelo TCP sejam realizados em até quatro horas a partir de cada chamada. "Já ampliamos a produtividade do TCP em mais de 150% em um ano e passamos a ser o segundo terminal mais eficiente do Brasil. Vamos continuar trabalhando para oferecer mais competitividade a nossos clientes", reforça Alves.

Fonte: WebTranspo

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