Estado aposta no conceito para baratear frete...
Com dimensões territoriais maiores que a de países como a França, o Mato Grosso está investindo na intermodalidade de transporte para escoar a sua produção, com isso diminuir o frete e consequentemente aumentar a competitividade. Recentemente, o Estado investiu na pavimentação de rodovias, ampliação da malha ferroviária e instalações de estrutura para hidrovias.
Durante uma palestra, Francisco Vuolo, secretário-extraordinário de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, reiterou a importância da melhoria nesta questão e reafirmou a previsão de inauguração, para outubro, do terminal ferroviário de Itiquira e que a junção até Rondonópolis estará concluída até o final de 2012. "Queremos estar com o projeto concluído até o final do ano para o avanço dos trilhos até Cuiabá. Vários grupos internacionais já se mostraram interessados em executar esta obra", detalhou.
Do território mato-grossense, aproximadamente 8% é dedicado a agricultura, enquanto 26% é destinado à pecuária, o que, de acordo com Vuolo, exige uma reflexão de como se fazer o escoamento desta produção. Para, por exemplo, transportar seis toneladas de grãos em uma hidrovia são necessárias quatro chapas com 150 metros de comprimentos, já se o modal escolhido for o ferroviário, a composição terá uma extensão de 1,7 quilômetros, por carretas bi-trem, o comboio terá 3,5 quilômetros. Isso influencia diretamente no preço do frete.
"A tendência natural, já realizada nos Estados vizinhos e que ganha força em Mato Grosso, é integrar mais a lavoura com a pecuária. Podemos e deveremos dobrar a produção agrícola, e novas opções de escoamento são urgentes. Este aumento exige maior infraestrutura, sendo a indutora e catalisadora do desenvolvimento. Temos trabalhado muito para que junto com essa nova fase tenhamos mais e melhores condições de tornar o Estado cada vez mais competitivo com menores custos no frete", explicou o político.
Mato Grosso já executa obras como a de ampliação do Aeroporto Marechal Rondon e de construção de eclusas em represas para possibilitar o transporte hidroviário.
Fonte: WebTranspo
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