Vale recebe o maior navio mineraleiro do mundo

Está ancorado na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, o navio ‘Vale Brasil’, encomendado pela Vale ao estaleiro Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering Co, na Coreia do Sul. Trata-se do maior navio mineraleiro do mundo, com capacidade de 400 mil toneladas, 362 metros de comprimento e 65 metros de largura. O ‘Vale Brasil’ é o primeiro mineraleiro de uma encomenda de sete navios da Vale ao estaleiro coreano, que totaliza investimento de US$ 748 milhões. A Vale também possui encomenda de 12 navios com capacidade de 400 mil toneladas ao estaleiro Rongsheng Shipbuilding and Heavy Industries, na China. Os navios em construção no estaleiro chinês somam um investimento de US$ 1,6 bilhão.
De acordo com nota da Vale, uma infraestrutura logística altamente eficiente constitui-se em elemento-chave para a competitividade no mercado de minério de ferro. Com o intuito de maximizar a eficiência de suas operações e atender ao crescimento da demanda global, a Vale está desenvolvendo várias iniciativas para obter economias de escala. Os navios encomendados farão parte da solução logística entre os terminais marítimos da empresa no Brasil e os clientes asiáticos. Os mineraleiros têm alto padrão de segurança e contribuirão para reduzir o custo de transporte transoceânico de minério de ferro para as empresas siderúrgicas.
Além dos 19 navios próprios de 400 mil toneladas, a Vale terá, ainda, outros 16 navios com as mesmas dimensões, com operação exclusiva para a empresa em contratos de longo prazo assinados com armadores parceiros. Esses 35 navios deverão ser entregues entre 2011 e 2013.
“Com a nossa frota de navios próprios e contratados conseguimos diminuir a volatilidade no mercado de frete. A volatilidade afeta não somente o preço do frete, como também o preço do próprio minério. À medida que os novos navios começarem a operar, a estabilidade do frete e do minério será ainda maior, favorecendo a Vale e seus clientes siderúrgicos”, afirma o diretor executivo de Marketing, Vendas e Estratégia, José Carlos Martins.
Evolução preço do minério x preço do frete -O gráfico abaixo mostra a evolução do preço de minério de ferro e do frete. Pode-se observar que, até agosto de 2009, a correlação entre as curvas era alta. No entanto, a partir desta data, quando a Vale passou a atuar mais fortemente no mercado de fretes, houve um descolamento das curvas. Ou seja, o mercado de frete spot não mais influencia o preço do minério.
Em 2008, a média anual do preço do frete foi superior a US$ 50 por tonelada, atingindo o pico de US$ 105 por tonelada. No ano passado, a demanda por minério de ferro continuou bastante aquecida. Entretanto, o custo do frete não passou de US$ 40 por tonelada e a média anual ficou abaixo de US$ 30/t. A estratégia de navegação da Vale foi fundamental para influenciar o comportamento do frete. “Quanto menor o custo de , melhor será o preço final para clientes e produtores”, explica Martins.

Matéria na íntegra: http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=157096

Fonte: Revista Fator Online

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