Novo acordo assinado deve impulsionar Comex ... Porto de Barcelona é um dos principais da Europa...Os portos europeus estão ganhando espaço nas operações dos portos de Paranaguá e Antonina, no Paraná. A Appa montou uma estratégia com o intuito de fidelizar os negócios de comércio exterior que já existem, identificando quais são as empresas responsáveis por todas as mercadorias exportadas e importadas, a fim de ampliar o fluxo de cargas para alguns países do Velho Continente.
Em abril, a administração firmou um acordo com o porto belga de Ghent para trocar informações operacionais, tecnológicas, comerciais, além de modelos de gestão. Agora, a entidade assinou um acordo de colaboração com o Porto de Barcelona, na Espanha.
Considerado um dos cinco mais ativos do mediterrâneo, o porto espanhol, de acordo com informações da Appa, tem aberto as portas para diversificação de operações no mercado da Europa. O motivo da assinatura do convênio é elevar o fluxo que no ano passado atingiu 574 mil toneladas, de um total de 37 milhões de toneladas exportadas em 2010, pelos portos paraenses.
Haverá também o intercâmbio de soluções logísticas entre os portos, em que profissionais brasileiros se deslocarão para conhecer de perto os trabalhos que forem identificados em Barcelona. O mesmo se dará no processo inverso, com trabalhadores europeus chegando ao Brasil para conhecer os avanços da gestão nacional.
Entre os principais produtos exportados por Paranaguá para a Espanha está o milho, farelo de soja, soja, papel e madeira. Já nas importações, o destaque é o fertilizante (cloreto de potássio). Segundo a Appa, o volume de exportações do ano passado para a Espanha gerou uma receita de US$ 204,6 milhões.
Por falar em milho, o porto de Paranaguá registrou um aumento de 16% na exportação do cereal no primeiro quadrimestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2010. De acordo com a Appa, até 30 de abril foram embarcadas 426 mil toneladas, contra 368 mil toneladas no ano passado.
Questionada sobre as perspectivas de aumento nas exportações, a assessoria de imprensa da Administração dos portos paranaenses afirmou que ainda é cedo para traçar valores. Limitou-se apenas a informar que o crescimento no fluxo é certo.
Mais qualidade
Visando garantir o bom estado das cargas durante o transporte, o convênio prevê a implantação de uma marca de qualidade entre as transações dos dois portos, que trabalharão para que as companhias envolvidas nos processos comerciais ampliem a eficiência desde a origem dos produtos até o seu destino.
Fonte: WebTranspo
0 comentários:
Postar um comentário