Cremer reestrutura logística em meses

Empresa buscou mudança radical no setor...
Há 18 meses, a Cremer - fabricante de produtos médico-hospitalares – tinha um grande problema para resolver: dos 12 centros de distribuição que possuía 11 estavam com capacidade de armazenagem insuficiente; os equipamentos de movimentação eram lentos, antigos e não atendiam a demanda; toda a armazenagem era controlada por papel, representando um baixo índice de utilização de tecnologia.
Além disso, registrava índices de cancelamentos perto dos 10% e divergências de entregas de 1,7%. Diante a este panorama, a organização decidiu realizar ações para organizar a infraestrutura, os processos e capacitar seus colaboradores.
A primeira ação adotada foi a criação do departamento de Supply Chain. Posteriormente, revisou a malha logística, aumentou a capacidade de estocagem, fechou dois centros de distribuição (um em Minas Gerais e o outro no Rio Grande do Sul), abriu um novo Hub e investiu em movimentação interna – com a adoção de sistemas tecnológicos que supriram a necessidade de controle de volume.
“Perdíamos negócios porque já estávamos no limite. Às vezes, um produto levava o dobro do tempo para sair do estoque e chegar ao cliente, isso não poderia continuar acontecendo”, destaca Elton Voltolini, gerente de Supply Chain da empresa.
Segundo o executivo, o fechamento dos centros de distribuição não afetou as operações da empresa. “Estes dois espaços não eram vantajosos do ponto de vista empresarial. Por isso, o nosso CD do Rio de Janeiro passou a suprir a demanda mineira e o de Blumenau assumiu o atendimento ao mercado gaúcho”, detalha.
Agora, a empresa entra na fase final do programa. Após ganhos de produtividade, aposta em sistemas para gerenciar melhor sua distribuição e, assim, melhorar o atendimento. “Nossa meta é sincronizar tarefas e automatizar as ações”, afirma o executivo.
Segundo ele, antes todos os clientes eram atendidos da mesma forma. “Com as soluções adotadas, pudemos segmentar nossos parceiros em grupo. Assim, podemos dar a prioridade necessária para o pedido, separando os itens com a agilidade, sem contar que agora possuímos uma equipe focada no acompanhamento dos produtos do cliente durante todo o processo”, finaliza Voltolini.

Fonte: WebTranspo


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