A operadora logística Gefco está em fase de implantação de um avançado sistema de radiofrequência em quatro de seus pátios dedicados à movimentação de veículos no País para otimizar as operações de entrada e saída de veículos das marcas Peugeot e Citroën.
Os investimentos nessa tecnologia, que somam R$ 900 mil, foram dirigidos inicialmente a quatro unidades: três no Rio de Janeiro – os pátios de Porto Real, do porto do Rio de Janeiro e de Resende – e uma em Minas Gerais, em Sete Lagoas.
“O sistema cobre toda a área física e controla a ocupação das vagas dentro dos pátios. Cada posição tem uma identificação”, explica o diretor de TI da Gefco Logística, Alexandro Strack.
A tecnologia, habitualmente utilizada em armazéns de mercadorias, inova na gestão de estoques de veículos, especialmente na cobertura de grandes áreas.
A Gefco tem por objetivo preparar os pátios para um incremento na movimentação nos próximos meses. Juntas, as marcas Peugeot e Citroën cresceram 32% em movimentações de 2009 para 2010, com previsão de mais 30% em 2011. Apenas em março deste ano, a Gefco realizou 73 mil operações por radiofrequência em pátios de veículos.
Otimização de vagas
A implantação do sistema começou pelo pátio da cidade de Porto Real, a 150 km do Rio de Janeiro e com 500 mil m² de área e 20 mil vagas para carros. Esse é o principal pátio de apoio da planta brasileira da Peugeot Citroën.
Um dos primeiros resultados da implementação do sistema foi a otimização da ocupação das vagas, que têm dimensões variadas. “Em algumas ruas, onde colocávamos dois carros em cada fileira, por exemplo, passamos a colocar quatro”, relata o executivo, comentando que anteriormente essa verificação era feita manualmente.
“O tempo de inventário – verificação detalhada da conformidade do produto recém-saído da fábrica com as especificações – teve ganho de 47%”, revela. Da mesma forma, ele comenta que a expedição de veículos para as concessionárias ficou 25% mais rápida.
“O transit time dos carros melhorou entre 95% e 99%”, constata. No pátio de Porto Real, a Gefco faz atualmente mil expedições (saídas para os concessionários) e mil entradas por dia, num total de 2 mil movimentações diárias.
No pátio do porto do Rio, que tem 60 mil m², todas as 3.500 vagas já estão com o sistema de radiofrequência. No pátio de Sete Lagoas (dedicado a vans) e na Eadi de Resende, que recebe carros da marca importados da Argentina, o sistema controla fluxos de 1.900 e 1.300 vagas, respectivamente. “Em cada unidade os fluxos logísticos são diferentes, mas todas apresentam uma otimização operacional semelhante à do pátio de Porto Real”, compara Strack.
A Gefco expede diariamente, em seus quatro pátios que atendem à Peugeot Citroën, mil veículos por dia, totalizando um movimento médio mensal de 20 mil veículos. Starck avalia que a capacidade total de movimentação dos pátios pode suportar um volume de até 1.800 expedições e 1.800 entradas por dia (3.600 movimentações diárias).
WMS para mercadorias
Os investimentos na área de TI ainda para este ano também contam com a implantação de um novo programa WMS para controle fiscal de entrada/saída de mercadorias dos armazéns da companhia.
Starck comenta que estão sendo gastos R$ 500 mil na implantação do sistema nas unidades de São José dos Pinhais (PR), de mil m² e capacidade para 25 mil toneladas; no armazém de Campinas (SP), de 4 mil m² e capacidade para 25 mil toneladas; e no novo hub de Guarulhos, também com 4 mil m² e capacidade de 75 mil toneladas. As operação serão iniciadas em maio deste ano.
Por enquanto só a unidade do Paraná já tem o sistema em funcionamento. “A nova versão do WMS começou a ser implementada na Argentina e já controla 120 mil m² de armazéns da Gefco naquele país”, diz.
“O principal ganho com o sistema”, revela, “será o aumento na segurança das informações fiscais de entrada e saída de mercadorias”, acrescentando que a expectativa é também de um aumento de 50% na velocidade de movimentação das cargas. “Esses ganhos ainda estão sendo mensurados”, adianta. Até 2012, Strack estima que mais 30 mil m² de armazéns da Gefco no Brasil ganhem o sistema. O volume de cargas movimentadas pela Gefco ao longo de 2010 totalizou 500 mil toneladas.
http:\\www.br.gefco.net
Fonte: Global Online
Os investimentos nessa tecnologia, que somam R$ 900 mil, foram dirigidos inicialmente a quatro unidades: três no Rio de Janeiro – os pátios de Porto Real, do porto do Rio de Janeiro e de Resende – e uma em Minas Gerais, em Sete Lagoas.
“O sistema cobre toda a área física e controla a ocupação das vagas dentro dos pátios. Cada posição tem uma identificação”, explica o diretor de TI da Gefco Logística, Alexandro Strack.
A tecnologia, habitualmente utilizada em armazéns de mercadorias, inova na gestão de estoques de veículos, especialmente na cobertura de grandes áreas.
A Gefco tem por objetivo preparar os pátios para um incremento na movimentação nos próximos meses. Juntas, as marcas Peugeot e Citroën cresceram 32% em movimentações de 2009 para 2010, com previsão de mais 30% em 2011. Apenas em março deste ano, a Gefco realizou 73 mil operações por radiofrequência em pátios de veículos.
Otimização de vagas
A implantação do sistema começou pelo pátio da cidade de Porto Real, a 150 km do Rio de Janeiro e com 500 mil m² de área e 20 mil vagas para carros. Esse é o principal pátio de apoio da planta brasileira da Peugeot Citroën.
Um dos primeiros resultados da implementação do sistema foi a otimização da ocupação das vagas, que têm dimensões variadas. “Em algumas ruas, onde colocávamos dois carros em cada fileira, por exemplo, passamos a colocar quatro”, relata o executivo, comentando que anteriormente essa verificação era feita manualmente.
“O tempo de inventário – verificação detalhada da conformidade do produto recém-saído da fábrica com as especificações – teve ganho de 47%”, revela. Da mesma forma, ele comenta que a expedição de veículos para as concessionárias ficou 25% mais rápida.
“O transit time dos carros melhorou entre 95% e 99%”, constata. No pátio de Porto Real, a Gefco faz atualmente mil expedições (saídas para os concessionários) e mil entradas por dia, num total de 2 mil movimentações diárias.
No pátio do porto do Rio, que tem 60 mil m², todas as 3.500 vagas já estão com o sistema de radiofrequência. No pátio de Sete Lagoas (dedicado a vans) e na Eadi de Resende, que recebe carros da marca importados da Argentina, o sistema controla fluxos de 1.900 e 1.300 vagas, respectivamente. “Em cada unidade os fluxos logísticos são diferentes, mas todas apresentam uma otimização operacional semelhante à do pátio de Porto Real”, compara Strack.
A Gefco expede diariamente, em seus quatro pátios que atendem à Peugeot Citroën, mil veículos por dia, totalizando um movimento médio mensal de 20 mil veículos. Starck avalia que a capacidade total de movimentação dos pátios pode suportar um volume de até 1.800 expedições e 1.800 entradas por dia (3.600 movimentações diárias).
WMS para mercadorias
Os investimentos na área de TI ainda para este ano também contam com a implantação de um novo programa WMS para controle fiscal de entrada/saída de mercadorias dos armazéns da companhia.
Starck comenta que estão sendo gastos R$ 500 mil na implantação do sistema nas unidades de São José dos Pinhais (PR), de mil m² e capacidade para 25 mil toneladas; no armazém de Campinas (SP), de 4 mil m² e capacidade para 25 mil toneladas; e no novo hub de Guarulhos, também com 4 mil m² e capacidade de 75 mil toneladas. As operação serão iniciadas em maio deste ano.
Por enquanto só a unidade do Paraná já tem o sistema em funcionamento. “A nova versão do WMS começou a ser implementada na Argentina e já controla 120 mil m² de armazéns da Gefco naquele país”, diz.
“O principal ganho com o sistema”, revela, “será o aumento na segurança das informações fiscais de entrada e saída de mercadorias”, acrescentando que a expectativa é também de um aumento de 50% na velocidade de movimentação das cargas. “Esses ganhos ainda estão sendo mensurados”, adianta. Até 2012, Strack estima que mais 30 mil m² de armazéns da Gefco no Brasil ganhem o sistema. O volume de cargas movimentadas pela Gefco ao longo de 2010 totalizou 500 mil toneladas.
http:\\www.br.gefco.net
Fonte: Global Online
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