Norte-Sul forma espinha dorsal do novo sistema

Lançada há 24 anos, ainda no governo do ex-presidente José Sarney, e interrompida em seguida por conta de uma licitação com cartas marcadas, a Ferrovia Norte-Sul deverá ser finalmente entregue no segundo semestre deste ano, segundo espera a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias. As obras em fase de conclusão correspondem ao traçado originalmente aprovado para a ferrovia, que parte de Açailândia, no Maranhão, e vai até Anápolis, em Goiás, cobrindo 1.574 quilômetros.
Nos últimos anos, o projeto foi ampliado com a inclusão de mais um trecho de 618 quilômetros entre Ouro Verde, também em Goiás, e Estrela DOeste, no interior de São Paulo, e com a extensão dos trilhos de Açailândia até Belém, no Pará, somando quase 3,1 mil quilômetros e formando uma espécie de coluna dorsal do novo sistema ferroviário brasileiro. Alvo de denúncias e suspeitas desde o nascedouro, o projeto da Norte-Sul enfrentou ainda, mais recentemente, uma série de adiamentos provocados ora por suspeitas de irregularidades apuradas pelo Tribunal de Contas da União, ora por questões ambientais e, nos últimos meses, pelo excesso de chuvas em Goiás.

Fonte: Valor

0 comentários:

Postar um comentário