Logística, promoção e excelência

O mercado logístico de material promocional está em plena ebulição e transformação. As organizações buscam cada vez mais na logística, algo além de depósitos fechados e transportadores para a solução de seus problemas de trade, trade marketing e merchandising, áreas estas objeto do negócio da logística promocional.
Ações em pontos de venda – PDV – têm dado grandes resultados, já que esse trabalho de atuação direta com o consumidor é o mais eficaz e muito produtivo para alavancar as vendas.
O grande problema do setor são os serviços de baixa qualidade, que não atendem à necessidade da maioria das empresas, quando observados os requisitos mínimos intrínsecos dos processos do operador, e que acabam por ser imprescindíveis para a gestão da qualidade do cliente.
Dentro do cenário investimento, o setor infelizmente fica a desejar em tecnologia, padronização de processos e qualificação de profissional, em relação ao potencial do segmento, isto devido a uma competição desmedida pelo menor preço, sem grandes preocupações com qualidade e soluções estratégicas.
Atributos estes que, atrelados a uma gestão inteligente de estoque, podem contribuir estrategicamente com o cliente nas tomadas de decisões certeiras e rápidas, todas quase sempre embasadas em relatórios contínuos de performance, ações para enxugamento de estoques, apresentação de perfis de distribuição e consumo por regiões, propiciando ao cliente correções no curso do planejamento inicial. Isto tudo somado implica que ser investidor nesta área com conceito “Premium” de estrutura, profissionais e tecnologia tem-se um custo e é necessário estar disposto a investir alto se pretender ser referência para o setor.
Com a aproximação de grandes eventos esportivos no Brasil, como Copa do Mundo de Futebol e Jogos Olímpicos, essa situação atual pode ficar ainda mais crítica, pois a realidade é que o setor atualmente precisa se remodelar com desenvolvimento muito rápido a curtíssimo prazo, inspirando muita reflexão nos fatores: frotas obsoletas e insuficientes, rodovias em péssimo estado de conservação e serviços ofertados com qualidade questionável.
Por todas essas razões, a necessidade do surgimento de empresas inovadoras e com projetos logísticos arrojados são algo imprescindível para o mercado. Aquelas cujas entendamos que estejam estagnadas nos pontos refletidos acima estão muito distantes da necessidade e, por hora, colocam em risco a operação daquele “cliente que busca apenas pelo menor preço”.
Operadores logísticos de material promocional, além dos requisitos citados como “Premium”, precisam estar comumente aliados à pontualidade de entregas, pois em logística promocional é o diferencial que determina o sucesso ou insucesso de uma ação. Imagine um evento sem material de comunicação, cenário, uniformes, produtos etc., ou um produto no PDV sem comunicação visual ou apelo estratégico? Com absoluta certeza, é uma obrigação que, por muitas vezes, o operador comum não consegue cumprir.
Para finalizar, temos que o operador criterioso aliado ao cliente exigente, resulta em objetivo comum: a excelência dos propósitos.
Flávio Augusto Abrunhoza Filho é diretor geral e sócio-proprietário da AUTLOG (Autêntica Logística Integrada).

Fonte: WebTranspo

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