Brasil é o quarto maior produtor de celulose...
Um cenário favorável para novos negócios. Assim pode se traduzir o atual mercado brasileiro de celulose. Dados da Bracelpa (Associação Brasileira de Celulose e Papel) revelaram que houve no ano passado uma produção total de 14 milhões de toneladas, saldo esse que elevou as exportações do produto em 35% com relação a 2009.
Esse desempenho favorece um novo ciclo de expansão no setor e confirma o Brasil como o quarto maior produtor do mundo, com uma receita de R$ 27,5 bilhões. Para se ter uma ideia do que isso representa, a entidade prevê investimentos da ordem de US$ 20 bilhões nos próximos dez anos, visando a ampliação da base florestal e o aumento da produção.
De olho nesses bons ventos comerciais, a Eldorado Brasil iniciou a construção de uma unidade fabril em Três Lagoas (MS), que colocará a empresa no centro do mercado mundial de celulose. A companhia está investindo R$ 4,8 bilhões na fábrica, que produzirá por ano 1,5 milhão de toneladas do insumo.
Quando finalizada, a planta deverá responder sozinha por 20% do total das exportações brasileiras do produto. O objetivo da empresa com essa planta é aproveitar a demanda do mercado internacional, que estará aquecida nos próximos anos.
Toda a produção será exportada, tendo como principais destinos a Europa, os Estados Unidos, o Japão e a China – esta responsável por uma demanda crescente de celulose brasileira.
Logística
Uma produção desse nível requer um grande movimento logístico para garantir as entregas aos clientes internacionais. Ao que parece, a Eldorado já está fazendo a sua parte. Neste mês, a companhia fechou um contrato com a ALL (América Latina Logística) para o transporte de parte da sua produção anual de celulose branqueada (800 mil toneladas) de Três Lagoas para o porto de Santos (SP).
ALL transportará 800 mil toneladas da EldoradoPara atender esse alto volume, a ALL injetará R$ 300 milhões na aquisição de 20 locomotivas e em 300 vagões. Também utilizará parte desse recurso para incrementar a infraestrutura de trilhos. Está prevista a aquisição de material, melhoria da via permanente e construção de dois terminais de transbordo em Aparecida do Taboado e Santos.
“Hoje, para se manter competitivos, os grupos de celulose estão cada vez mais centralizando suas operações no interior do País. E esse movimento para ele ser sustentável precisa contar com uma logística eficiente de transporte deste produto até o porto, foi essa nossa expertise que apresentamos para a Eldorado para fechar o negócio”, revela Adriano Bernardi, gerente de projeto logístico da ALL.
Segundo informações da Eldorado, as outras 700 mil toneladas da produção anual serão transportadas por outros operadores logísticos, sendo considerados, no entanto, todos os modais. A fábrica gerará até oito mil empregos durante a construção e até 30 mil empregos, entre diretos e indiretos, após o início das atividades.
Fonte: WebTranspo
Um cenário favorável para novos negócios. Assim pode se traduzir o atual mercado brasileiro de celulose. Dados da Bracelpa (Associação Brasileira de Celulose e Papel) revelaram que houve no ano passado uma produção total de 14 milhões de toneladas, saldo esse que elevou as exportações do produto em 35% com relação a 2009.
Esse desempenho favorece um novo ciclo de expansão no setor e confirma o Brasil como o quarto maior produtor do mundo, com uma receita de R$ 27,5 bilhões. Para se ter uma ideia do que isso representa, a entidade prevê investimentos da ordem de US$ 20 bilhões nos próximos dez anos, visando a ampliação da base florestal e o aumento da produção.
De olho nesses bons ventos comerciais, a Eldorado Brasil iniciou a construção de uma unidade fabril em Três Lagoas (MS), que colocará a empresa no centro do mercado mundial de celulose. A companhia está investindo R$ 4,8 bilhões na fábrica, que produzirá por ano 1,5 milhão de toneladas do insumo.
Quando finalizada, a planta deverá responder sozinha por 20% do total das exportações brasileiras do produto. O objetivo da empresa com essa planta é aproveitar a demanda do mercado internacional, que estará aquecida nos próximos anos.
Toda a produção será exportada, tendo como principais destinos a Europa, os Estados Unidos, o Japão e a China – esta responsável por uma demanda crescente de celulose brasileira.
Logística
Uma produção desse nível requer um grande movimento logístico para garantir as entregas aos clientes internacionais. Ao que parece, a Eldorado já está fazendo a sua parte. Neste mês, a companhia fechou um contrato com a ALL (América Latina Logística) para o transporte de parte da sua produção anual de celulose branqueada (800 mil toneladas) de Três Lagoas para o porto de Santos (SP).
ALL transportará 800 mil toneladas da EldoradoPara atender esse alto volume, a ALL injetará R$ 300 milhões na aquisição de 20 locomotivas e em 300 vagões. Também utilizará parte desse recurso para incrementar a infraestrutura de trilhos. Está prevista a aquisição de material, melhoria da via permanente e construção de dois terminais de transbordo em Aparecida do Taboado e Santos.
“Hoje, para se manter competitivos, os grupos de celulose estão cada vez mais centralizando suas operações no interior do País. E esse movimento para ele ser sustentável precisa contar com uma logística eficiente de transporte deste produto até o porto, foi essa nossa expertise que apresentamos para a Eldorado para fechar o negócio”, revela Adriano Bernardi, gerente de projeto logístico da ALL.
Segundo informações da Eldorado, as outras 700 mil toneladas da produção anual serão transportadas por outros operadores logísticos, sendo considerados, no entanto, todos os modais. A fábrica gerará até oito mil empregos durante a construção e até 30 mil empregos, entre diretos e indiretos, após o início das atividades.
Fonte: WebTranspo
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