Atlas mostra a tecnologia em prol da logística

Em 2010, o setor de Tecnologia da Informação (TI) abraçou novos desafios ao implementar sistemas que contribuem com o gerenciamento de inúmeros processos de trabalho na Atlas Transportes & Logística. A ferramenta Business Intelligence (Inteligência em Negócios), por exemplo, faz parte desse processo de reestruturação. Implementada há pouco mais de seis meses em 40 filiais espalhadas pelo Brasil, a solução facilita a análise de indicadores, como o de informação, produtividade operacional e o de receita. Nesse sentido, a solução é um avanço para a organização e já demonstrou ser ideal para fazer balanços comparativos de indicadores e metas, além de fornecer informações estruturadas para análise estratégica.
O planejamento de entregas e coletas também passou a contar com um novo aliado. Com a implementação do roteirizador, tornou-se possível, antes de qualquer viagem, traçar mapas com rotas preestabelecidas, distâncias e tempo de viagem exatamente calculado. O sistema foi totalmente customizado para atender às particularidades das diversas rotas e filiais e já está em testes desde o final de 2009. As filiais começaram a utilizar a função de mapas em novembro de 2010.
Com o advento do "Ajuste SINIEF 8", de 9 de julho de 2010, que regulariza o envio do arquivo XML da Nota Fiscal Eletrônica por parte dos embarcadores, o Departamento de TI da Atlas desenvolveu uma solução que recepciona os e-mails do envio desses arquivos, converte para o Banco de Dados Oracle e importa para o sistema de emissão de conhecimentos. Com isso, além da diminuição no tempo do processo, ocorre também um ganho excepcional na qualidade das informações.
Tempo é dinheiro
De acordo com Roberto Pedroso, responsável pela área de Desenvolvimento de Sistemas da Atlas, as inovações tecnológicas e os projetos de melhoria de processos geram um retorno positivo no que diz respeito à otimização de tempo e custos para a realização das atividades de suas respectivas áreas. "A implementação dessas ideias geram, ao menos, 25% a mais de agilidade nos processos internos da empresa", analisa.
Para contribuir com o aprimoramento de projetos dessa natureza, a empresa criou, há cinco anos, o espaço on-line "Fábrica de Ideias", onde os colaboradores podem dar sugestões em relação aos processos. "Como esses profissionais estão à frente do procedimento, sua contribuição têm gerado resultados imediatos para a melhoria dos serviços internos e externos", ressalta Maria Afonsina Megale Rezende dos Santos, diretora de TI da Atlas.
Ainda de acordo com a executiva, dois novos projetos já estão na pauta do setor de TI para o início de 2011: um programa voltado à identificação de volumes de carga para embarque e outro que prevê a integração do sistema de controle de frotas.

Fonte: LogWeb
Texto: Assessoria de Imprensa da Atlas

0 comentários:

Postar um comentário