Dados da ANTF (Associação Nacional de Transportes Ferroviários) revelaram que o segmento de transportes de cargas superou a movimentação de 471 milhões de toneladas no ano passado, ficando 19,1% acima do resultado obtido em 2009.
De acordo com a entidade, o volume foi um novo recorde desde a desestatização do setor, em 1996. Por sua vez, as operações de cargas nos trilhos brasileiros aumentaram 86% desde 1997. A entidade ferroviária nutre um objetivo de superar 530 milhões de toneladas neste ano.
Segundo os números revelados, a quantidade de contêineres transportados apresentou queda em 2010. Passou de 272.808 em 2009, para 246.869. Entretanto, a frota de material cresceu significativamente. Se em 1997 eram 1.154 locomotivas e 43.816 vagões em atividade no país, em 2010 foram 3.130 locomotivas e 99.531 vagões.
Com relação aos investimentos das empresas no setor, o volume cresceu 19,45% na comparação com o ano anterior e alcançou o terceiro melhor resultado dos últimos 14 anos: R$ 2,98 bilhões, abaixo apenas dos anos de 2008 (R$ 4,4 bilhões) e 2005 (R$ 3,15 bilhões). Mesmo com esses resultados positivos, Rodrigo Vilaça, diretor-executivo da ANTF, afirma que o setor precisa evoluir na questão do aumento da malha.
Para o empresário, será necessário investir entre R$ 21 bilhões e R$ 24 bilhões no setor para acompanhar os projetos de expansão da malha do Governo Federal. "Desse total, aproximadamente 80% deve ir para infraestrutura, 15% em equipamentos e 5% em sinalização", ressaltou Vilaça.
Fonte: ANTF
De acordo com a entidade, o volume foi um novo recorde desde a desestatização do setor, em 1996. Por sua vez, as operações de cargas nos trilhos brasileiros aumentaram 86% desde 1997. A entidade ferroviária nutre um objetivo de superar 530 milhões de toneladas neste ano.
Segundo os números revelados, a quantidade de contêineres transportados apresentou queda em 2010. Passou de 272.808 em 2009, para 246.869. Entretanto, a frota de material cresceu significativamente. Se em 1997 eram 1.154 locomotivas e 43.816 vagões em atividade no país, em 2010 foram 3.130 locomotivas e 99.531 vagões.
Com relação aos investimentos das empresas no setor, o volume cresceu 19,45% na comparação com o ano anterior e alcançou o terceiro melhor resultado dos últimos 14 anos: R$ 2,98 bilhões, abaixo apenas dos anos de 2008 (R$ 4,4 bilhões) e 2005 (R$ 3,15 bilhões). Mesmo com esses resultados positivos, Rodrigo Vilaça, diretor-executivo da ANTF, afirma que o setor precisa evoluir na questão do aumento da malha.
Para o empresário, será necessário investir entre R$ 21 bilhões e R$ 24 bilhões no setor para acompanhar os projetos de expansão da malha do Governo Federal. "Desse total, aproximadamente 80% deve ir para infraestrutura, 15% em equipamentos e 5% em sinalização", ressaltou Vilaça.
Fonte: ANTF
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