LOGÍSTICA: Vantagens competitivas para o comércio eletrônico

O mercado eletrônico, cada vez mais competitivo, onde os concorrentes, outrora internacionais, que vinham com suas lojas virtuais de vários lugares do mundo, com mais tecnologia, qualidade e bons preços, agora podem estar bem ao seu lado, compartilhando as mesmas dificuldades e buscando incessantemente os mesmos objetivos.
Portanto qualquer fator que gere vantagem competitiva, tornou-se fundamental e definitivo para a prosperidade ou mesmo para a sobrevivência dos negócios virtuais.
E-COMMERCE
O e-commerce, a exemplo das empresas multinacionais que efetuam transações eletrônicas de forma mais competitiva, justa e barata trouxe para o cenário nacional uma realidade impar, agregando uma nova forma de comercializar produtos em todo o território nacional e ainda concorrer na comercialização de produtos a nível mundial tanto entre empresas e consumidores (B2C, C2C, M-Commerce ) como entre as próprias empresas (B2B e E-Procurement), além das modernas técnicas de T-Commerce (television commerce) e os modernos SNO (social network optimization), mais conhecidos como redes sociais e que hoje contabilizam no Brasil mais de 30 milhões de potenciais consumidores.
As organizações que optam por entrar no e-commerce, devem ter um mínimo de capacidade de resposta para os exigentes e-consumidores, incluindo tempo de entrega, disponibilidade de produtos e preço, pois esse tipo de canal de negócios oferece aos consumidores algo fundamental na área de serviços com um valor agregado que modifica também a forma de planejamento deste novo tipo de comércio.
Muitos são os fatores que influenciam no sucesso de uma operação de e-commerce, desde a escolha da plataforma para a implantação da loja virtual e dos sistemas operacionais integrados, como as lojas virtuais mais simples e de baixo custo até as lojas virtuais mais completas (loja virtual personalizada) que incluem sistemas sofisticados de segurança, análise de crédito, formas de pagamento (cartões de crédito, bancos, gateways de pagamento) e uma série de funcionalidades, que podem ser desenvolvidas conforme o progresso das transações on-line e das estratégias oferecidas pelas agencias de e-commerce, que através de suas consultorias especializadas estabelecem diferenciais estratégicos que evoluem conforme o tipo de negócio de cada cliente.
As lojas virtuais, hoje em dia, são um complemento indispensável e fundamental das operações comerciais de qualquer empresa, contando sempre com atividades estratégicas relacionadas ao marketing digital como:SEO (otimização para buscadores),campanhas de e-mail marketing e links patrocinados, trabalho de ampliação de popularidade de marcas e produtos através das redes sociais e as estratégias relacionadas a logística como:calculo de frete automático, e-mais de relacionamento com o cliente para acompanhamento de pedidos, design de embalagens, empacotamento, armazenagem, separação, distribuição e transporte com monitoramento automático de todo processo de entrega de produtos através da loja virtual.
LOGÍSTICA
A logística focada no e-commerce vem desenvolvendo-se e crescendo muito nos ultimos anos, passando a ser complexa, determinante e buscando atender as necessidades mais específicas tantos das empresas como dos e-consumidores, que exigem cada vez mais qualidade, agilidade e confiabilidade.
Para algumas empresas a logística acabou se tornando um fator decisivo para o sucesso do e-commerce, pois fatores diretamente atrelados a ela são hoje prioritários, agregando valor de lugar, de tempo, de qualidade e de informação à cadeia produtiva. Além disso, procura eliminar tudo o que não tenha valor na operação de armazenamento, transporte e entrega de materiais, ou seja, a perda de tempo e elevação de custos, implicando assim , na otimização de recursos, aumento de eficëncia e melhoria nos níveis de serviços prestados.
As diferenças entre a logística convencional e a logística para o e-commerce são fundamentais ao entendimento das necessidades desse mercado emergente.Existem diferenças quanto ao tipo de cliente e de carregamento, estilo de demanda, fluxo do estoque, tamanho e destino dos pedidos e, principalmente, a responsabilidade sobre a qualidade dos serviços executados em toda a cadeia logística. Para isso muitas empresas tem se dedicado a desenvolver estruturas complexas oferecendo as empresas que participão do comércio eletrönico serviços completos de logística totalmente focados no e-commerce.
Outros problemas da logística para o e-commerce são os custos elevados, o atraso na entrega, os danos aos produtos que ocorrem pela falta de infraestrutura e de profissionais qualificados para atender a administração logística, evitando assim o que é conhecido como logística reversa, que é o retorno dos produtos aos vendedores, que acarretam na perda de confiabilidade do e-commerce e na consequente infidelidade do e-consumidor.
VANTAGENS COMPETITIVAS
Para suprir as demandas de serviços logísticos nas operações desse novo mercado, a logística para o e-commerce tenta minimizar as dificuldades para se tornar mais flexível e alinhada ao planejamento da empresa ,criando assim um ambiente propicio para a criação e desenvolvimento de vantagens competitivas.
As principais formas de criar vantagens competitivas são:
1-Através do custo- oferecendo um produto mais barato do que o dos concorrentes.
2-Através da diferenciação- Com maior qualidade, alta tecnologia, flexibilidade ou outra características que os concorrentes não possuem.
3-Através das especificidades do mercado- atuar em locais onde não haja competidores ou que estes sejam inexpressivos, onde é possível dominar o mercado.
4-Através da “cadeia de valor” gerada por fatores como: dinâmica e baixo custo de produção, marketing, logística interna, externa, de distribuição e pós venda.
10 VANTAGENS PARA O E-COMMERCE
1-AGILIDADE- A velocidade na recepção de pedidos, picking, embalagem, expedição e principalmente nas entregas dos pedidos aos e-consumidores.Em alguns casos, mesmo que o produto seja mais caro ou possui uma qualidade inferior é possível efetuar uma venda só através da agilidade do serviço de logística.
2-MAIOR PRODUTIVIDADE NAS OPERAÇÕES- Devido `as restrições de espaço, mão de obra e custos, quanto mais a operação for produtiva, maior será a capacidade de atendimento, maiores os ganhos em escala e a redução dos custos.
3-REDUÇÃO DE CUSTOS – A oferta de custos mais baixos nas operações logísticas leva a redução de preços na oferta dos produtos oferecidos pelas lojas virtuais, tornando o e-commerce mais competitivo, elevando assim o consumo de produtos e aumentando o faturamento da empresa.
4-FOCO NO NEGÓCIO – Planejamento da logística de modo a atender as necessidades dos clientes. Sendo bem estruturada, libera maior tempo por parte dos gestores das lojas virtuais para focarem em seu negócio, sem perderem tempo ou recursos com atividades secundárias.
5-COMPETITIVIDADE- Com o benefícios trazidos pela administração coerente da logística, tais como; redução de custos operacionais, menores perdas e danos, ganho de produtividade, etc.
É possível tornar-se mais competitivo e alcançar novos mercados ou concorrer por uma fatia maior de mercado, superando assim a concorrência.
6-CONVERSÃO DE VENDAS- A logística auxilia no processo de conversão de visitas `a loja virtual da empresa convertendo essas visitas em vendas reais, pois o consumidor reconhece o valor agregado a realização de um bom serviço de logística , ou seja, uma boa e rápida entrega, além do cuidado com as embalagens, o baixo custo da operação que trazem consigo a confiabilidade, fazendo com que o cliente efetue realmente a compra.Em alguns casos mesmo o produto sendo mais caro ou possuindo uma qualidade inferior é possível efetuar uma venda só pela agilidade e confiabilidade nas entregas.
7-CONFIABILIDADE DOS PROCESSOS- Confiar na segurança do vendedor é fundamental, porém mesmo um e-commerce com muitos anos de mercado pode ser prejudicado ao ter suas entregas atrasadas, pedidos errados, embalagens inadequadas ou altos custos de frete, portanto o consumidor precisa confiar no e-commerce e principalmente em seus processos logísticos, internos ou externos.
8-MELHORES CONTROLES- Através da gestão adequada da logística os controles tornam-se muito mais confiáveis, tais como: saldo de estoque, pedidos atendidos, entregas realizadas, prazos cumpridos, etc.
9-QUALIDADE DOS PROCESSOS- “Oferecer e Cumprir” é fundamental para qualquer relacionamento estabelecido entre um comprador e um vendedor, portanto, a logística deve garantir que a qualidade dos processos sejam mantidas, afim de proporcionar sempre um bom serviço e manter a busca constante por melhorias.
10-PADRONIZAÇÃO DE PROCESSOS- Padronizar para atender os níveis de serviço demandados é uma prioridade deste setor, sem a padronização, por exemplo, não seria possível oferecer os prazos de entregas, custos de fretes ou até mesmo controlar o fluxo de envio dos produtos aos clientes e o retorno deste serviço aos clientes.

Fonte: http://www.fastcompras.com.br/blog/

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